Menu
Entretenimento

No DF, festa faz doação para biblioteca de deficientes visuais abandonada

Arquivo Geral

27/04/2017 12h09

Divulgação

Entretenimento revertido em solidariedade. Depois de realizar uma das maiores festas do Brasil, a SuRReal, que ocorreu em Brasília no último sábado (22), a R2 Produções passou a destinar parte de sua atenção para quem precisa. A organização da festa doou cerca de 20 mil reais para a biblioteca Dorina Dowill, destinada ao atendimento exclusivo de deficientes visuais. Desde que foi inaugurada, em Taguatinga – cidade do Distrito Federal –, instituição nunca havia recebido qualquer tipo de recurso.

“É a primeira vez que isso acontece em 22 anos de funcionamento. Estamos acostumados a conviver com a falta de tudo. Estamos realmente muito agradecidas”, relata a professora aposentada Dinorá Couto Cançado, uma das fundadoras da biblioteca. Ela conta que questões burocráticas com o governo local impedem a instituição de receber repasses periódicos. “Nunca tivemos sequer serviço de limpeza ou de segurança”, afirma.

Segundo Cançado, que é voluntária da biblioteca, o recurso servirá para reforma geral do espaço, como pintura, melhoria e adequação de armários adaptados, fabricação de móveis especiais, limpeza total do terreno (adaptação para deficientes visuais) e ainda a compra de computador novo para catalogar todo o acervo. “A gente quer fazer a melhor uso possível desse dinheiro. Estamos sonhando com ele e esperamos que tudo isso aconteça até o dia 17 de maio, quando comemoramos o aniversário da biblioteca. Será um presente e tanto”, adianta.

A doação do valor para a biblioteca integra o Cortesia Solidária, projeto de sustentabilidade e responsabilidade social da R2 Produções, que reverte o que seriam cortesias gratuitas para patrocinadores e colaboradores em cotas de contribuições para se transformarem em benefícios para projetos sociais. A escolha da unidade beneficiada é feita após sugestões, visitas técnicas e da confirmação da realidade do local. “Cada evento que realizamos, temos a prática de tentar melhorar um pouco o dia a dia dessas instituições que lutam tanto pelo próximo”, explica o Rick Emediato, um dos sócios da R2.

Nas festas de Carnaval ocorridas em Brasília, por exemplo, também realizadas pela produtora, as doações foram repassadas para a Casa Azul, instituição do Distrito Federal que apoia crianças e jovens em estado de vulnerabilidade social, como acesso e reforço em educação.

Instituição escolhida

A biblioteca Dorina Dowill foi criada com o objetivo de atender aos deficientes visuais do Distrito Federal em maio de 1995, na Escola Classe 06 de Taguatinga, onde funcionou até 2006. Hoje, funciona no Centro Cultural Teatro da Praça. É uma biblioteca pública com obras voltadas para o atendimento de deficientes visuais. Há livros em braile e ainda obras gravadas em CDs e arquivos. O acervo chega a 3 mil publicações para atender uma média de 100 pessoas necessitadas por mês. A biblioteca ainda promove cursos de alfabetização Braille, oficinas educacionais/culturais e jornadas literárias.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado