Menu
Entretenimento

Nem só de Almodóvar vive a sétima arte espanhola

Arquivo Geral

19/10/2016 7h00

Atualizada 18/10/2016 22h55

Premiado Todos Estão Mortos é exibido amanhã, no Cine Brasília. Foto: Divulgação

Larissa Galli
[email protected]

De Pedro Almodóvar a Alejandro Almenábar. De Guillermo del Toro a Gabriel Velázquez. Luis Buñuel a José Luis Garci. Esses são alguns dos nomes que chamam a atenção quando ouvimos falar em cinema espanhol. A proximidade com a França, país dos irmãos Lumière, contribuiu para o desenvolvimento do cinema espanhol. Atualmente, as produções cinematográficas da Espanha pesquisam linguagens e poéticas próprias, buscando sempre deixar uma marca autoral.

Para celebrar a sétima arte espanhola, a mostra Cinema Atual Espanhol traz a Brasília destaques cinematográficos para exibições gratuitas. A programação começa hoje e vai até domingo, no Cine Brasília. São cinco longas premiados em importantes festivais na Espanha e no mundo que representam a linguagem atual usada no cinema espanhol, com temas que tratam de diferente regiões e épocas do país.

Em entrevista ao JBr., o curador Toribio de Prado conta que fez uma seleção de filmes lançados em 2014 e que “cada uma das produções representa uma forma diferente de fazer e se relacionar com o cinema, tanto nos tipos de produção, como de expressão”. Segundo ele, o público vai ter a oportunidade de descobrir “diferentes Espanhas” de uma maneira íntima.

Sobre a realidade

De acordo com Toribio, o diferencial do cinema espanhol é o compromisso com a sociedade, como no caso de Linda Juventude, de Jaime Rosales, e Ártico, de Gabriel Velázquez, integrantes da programação. “São filmes contemporâneos que mostram a realidade, como, por exemplo, a falta de expectativas dos jovens durante a crise econômica que atinge a Espanha nos últimos anos”, finaliza.

Serviço:

Cinema Atual Español
De hoje a domingo. No Cine Brasília (106/107 Sul). Entrada franca. Informações: brasilia.cervantes.es. Classificação indicativa varia de acordo com o evento.

Programação
Hoje, às 19h – Pecados Antigos, Longas Sombras
Amanhã, às 19h – Ártico; Às 21h – Todos Estão Mortos
Sexta-feira, às 19h – Flores; Às 21h – Linda Juventude
Sábado, às 16h – Linda Juventude; Às 19h – Pecados Antigos, Longas Sombras; Às 20h – Ártico
Domingo, às 18h – 18h. Todos Estão Mortos; Às 20h – Flores

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado