Menu
Entretenimento

Kiev Ballet de volta a preço popular

Arquivo Geral

22/02/2018 7h00

Atualizada 21/02/2018 23h43

Stanislav Olshanski e Anastasiya Shevchenko, em O Lago dos Cisnes. Foto: Fernanda Furtado/divulgação

Beatriz Castilho
[email protected]

O ditado “quantidade não é qualidade” nunca fez tanto sentido. Kiev Ballet, uma das maiores companhias de dança do mundo, retorna a Brasília com duas apresentações neste fim de semana, às 19h, na Caixa Cultural. Com uma estrutura reduzida, em duração e equipe, a segunda passagem do grupo ucraniano pelo País conta com um espetáculo especialmente formulado para os palcos brasileiros: Grande Gala e Os Solistas do Kiev Ballet – além de ingressos mais baratos.

A limitação da performance não foi por acaso. Há dois anos, o Kiev Ballet recebeu o edital da Caixa. Porém, devido a um corte de verba, a organização do espetáculo contraiu o número de dançarinos para comportar os requisitos. Em entrevista ao Jornal de Brasília, Eduardo Gontijo, um dos produtores do evento, defendeu a configuração da apresentação. “É um formato que não é inferior, muito pelo contrário. Em Grande Gala, conseguimos transitar por seis obras dentro de uma só”, explica.

Com 1h30 de duração, o formato da exibição é feito exclusivamente com solos de 10 dançarinos da companhia interpretando grandes obras, como Dom Quixote (1605), Carmem (1875), O Quebra Nozes (1892), entre outras. “Para não repetir o espetáculo do ano passado, sugerimos esses títulos porque são coisas conhecidas do público brasileiro”, conta Eduardo.
Além disso, o produtor explica que há uma mistura de gerações entre os artistas, pois quatro deles são mais experientes.

O grupo

Kiev Ballet é a equipe de dança da Ópera Nacional da Ucrânia. A companhia recebe o nome da capital do país. Nascido de rodas de dança folclórica e apresentações de óperas locais, o grupo é considerado um dos cinco melhores conjuntos de balé clássico do mundo. No seu corpo de baile, estão os premiados bailarinos Tatiana Goyakova, Anastasiya Shevchenko e Maxim Khamishev.
Depois de se apresentar em São Paulo e Curitiba, a performance chega à capital para despedida da turnê no País. O produtor revela que há negociações para um espetáculo especial em agosto deste ano, mas ainda não há confirmação.

Serviço

Grande Gala – Kiev Ballet

Obras: O Corsário, Carmen, A Dama das Camélias, Dom Quixote, O Quebra Nozes, Sirtaki, O Lago dos Cisnes, The Golden Age e Hopak

Sábado e domingo, às 19h. No Teatro da Caixa Cultural Brasília (Setor Bancário Sul). Ingressos: R$ 10 (meia-entrada). Informações: 3206-6456. Classificação livre.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado