Menu
Entretenimento

Jazz Meeting estreia em Brasília na Caixa Cultural

Arquivo Geral

02/03/2018 22h22

Duo Nelson Faria (violão) e Gustavo Tavares (cello). Foto: Sian Sene/Divulgação

Ao longo do tempo, vários estilos e tendências musicais foram incorporadas ao jazz. Desde o rock’n’roll até a música erudita e a bossa nova. A linha que liga todas as tendências é a improvisação, a possibilidade de subverter a qualquer instante o estabelecido. A proposta do Jazz Meeting é a de reunir algumas destas concepções. Criado em 2008, o Jazz Meeting chega a sua sétima edição e pela primeira vez em Brasília.A capital brasileira vai virar capital do ritmo durante o evento que trazgrandes nomes do Brasil e do mundo para a Caixa Cultural Brasília (Setor Bancário Sul QD 04). A atração ocupará o Teatro da Caixa de 9 a 11 de março. Na sexta (09/03) e no sábado (10/03), as apresentações acontecem às 20h. No domingo (11/03), às 19h. Ingressos: R$ 10 (meia-entrada). Não recomendado para menores de 12 anos.

Além de grandes nomes da música internacional, a participação brasileira e brasiliense está garantida no evento que, em todas suas edições, já recebeu músicos de 20 países. Na sexta-feira (09/03), Djordje Nesic (Sérvia/EUA), no piano, vai acompanhar a soprano Diana Danieli (Brasil/EUA). Ainda, o pianista André Dequech (Brasil/Canadá) e o renomado músico estadunidense William Galison, na harmônica (instrumento musical de lâminas percutidas), vão tirar um som de primeira e mostrar o que sabem fazer de melhor.

No sábado, o evento continua com Nelson Faria, guitarrista e violonista, na direção do grupo Jazz Meeting Ensemble, tendo como convidados especiais Gustavo Tavares (Brasil/Noruega) para mostrar seu talento no violoncelo e , na percussão,Rodolfo Cardoso. O Ensemble é formado por 12 músicos que irão conjugar uma mistura de ritmos no palco. São eles os instrumentistas de Brasília: Lilian Raiou e Billy Geier (primeiros violinos), Daniel Cunha Rêgo e Igor Macarini (segundos violinos) e Jairo Diniz e Márcio da Costa, nas violas. Ainda, Gisdemi Alves e Francisco Orru, nos violoncelos,Welder Rodrigues, na flauta, e Márcio Bezerra, na clarineta.

No domingo, será a vez da performance do grupo canadense Quinteto de Montreal que se apresentará às 19h. O quinteto de metais é formado por François d’AnjouPomerleau (primeiro trompete), Alexis Boulanger (tuba), ZacharieFournier Robert (trombone), Caroline Laroche (trompa) e NawarHelala (segundo trompete). A direção musical é de David Martin.

O Jazz Meeting teve sempre como sua sede a cidade de Curitiba (PR) e cidades do interior do Paraná, que recebem a atração desde 2008. O Brasília Jazz Meeting tem o patrocínio da Caixa e Governo Federal. A produção é de Mirna Seleme. Direção artística: André Geraissati.

Programação

Dia 09 de março, às 20 horas

Primeira parte:

Djordje Nesic– Sérvia/EUA – piano

Diana Danieli – Brasil/EUA – soprano

Segunda parte:

André Dequech – Brasil/Canadá – piano

William Galison – EUA – harmônica

Dia 10 de março, às 20 horas

Jazz Meeting Ensemble – 12 músicos

Direção: Nelson Faria – guitarra

Convidados especiais – Gustavo Tavares Brasil/Noruega – violoncelo

Rodolfo Cardoso – percussão

Dia 11 de março, às 19 horas

Quinteto de Montreal / Canadá

Direção: David Martin

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado