Menu
Entretenimento

Intervenção artística homenageia o bioma brasileiro com arte, DJs e food trucks

Colaborador JBr

24/08/2016 18h53

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Homenagear o Cerrado brasileiro. Levantar a bandeira da preservação e conscientização ambiental por meio da cultura, incentivar os artistas do Planalto Central a exporem suas obras e desenvolverem o gosto ou o amor pela arte. Esta é a ideia da primeira intervenção urbana Cerrado: Berço das Águas. O evento ocupará nos dias 1º, 2 e 3 de setembro a área externa ao shopping CasaPark, com intervenções artísticas realizadas ao vivo e em tempo recorde.

Renomados artistas plásticos do Planalto Central foram convidados para criar e transformar, entre às 12h e 19h, carcaças de veículos antigos em belas obras de arte. Tudo isso em três dias de muita arte, música, food trucks e conscientização ambiental.

Ônibus, kombis, fuscas, o antigo carro Brasília, dentre outros automóveis retrôs serão reciclados como uma ode à sustentabilidade, preservação e transformação do meio ambiente, sem agredi-lo. Dentro de um veículo, serão instaladas telas de computadores que transmitirão imagens das queimadas no Cerrado, convidando o público à reflexão. Esta obra será do artista plástico reconhecido no Brasil e no exterior, Siron Franco (GO).

De acordo com um dos organizadores e curador do evento, Odécio Rossafa, “a ideia é fazer uma arte-denúncia, sair do convencional e mostrar que é possível ter uso de plataformas diversas para a arte, inclusive dando dignidade ao lixo. A RARO coletivo entende que o acesso aos bens culturais é fator-chave para criar e consolidar as condições educacionais e cognitivas adequadas para o desenvolvimento de consciência social e cidadã, considerando valores como a preservação ambiental, a arte aliada à ecologia, à sustentabilidade e à inovação.

A intervenção Cerrado: Berço das Águas é uma prévia e chamamento para 1ª Feira de Arte Contemporânea RARO, que ocupará o CasaPark de 3 a 12 de novembro com quadros, esculturas e instalações contemporâneas de artistasselecionados e também de artistas convidados.

O projeto é uma concepção da RARO Negócios Criativos, e a execução em parceria com a Ypê Amarelo Negócios Sustentáveis e o shopping CasaPark.

Detalhes da programação

A preparação está a mil por hora para o evento de setembro. Dentre os convidados, os artistas Siron Franco, Lourenço de Bem, Toninho de Souza, Paulo Maurício, CidaLemos e os grafiteiros Pedro Sangeon e Thales Fernando – todos representantes da arte do Planalto Central – estarão reciclando e transformando as peças-produtos ao vivo, durante três dias consecutivos, simultaneamente. As obras ficarão expostas na área externa do shopping até novembro, quando acontecerá a feira. Cada um estará em uma tenda diferente, montada especialmente para a intervenção.

“Quero aproveitar o formato circular do fusca para criar uma pintura que lembre uma fonte de água”, destaca o artista Paulo Maurício.

Também convidada para intervenção, a artista visual CidaLemos vai valer-se da fotografia para transformar um dos carros em uma verdadeira colagem. “Vou colar no carro fotos-adesivos que remetam à queimada no Cerrado. Faremos um lindo trabalho de arte e de conscientização”, ressalta Cida, que estará acompanhada do designer gráfico Gustavo Soares para cumprir a missão recorde em três dias.

Para encerrar a programação, no sábado (3 de setembro), a Cerimônia de Apresentação irá expor o resultado dos trabalhos e contará ainda com música de DJs e food trucks.

A cerimônia de apresentação das obras está marcada para o dia 3 de setembro, às 16h.

Cooperativa Sonho de Liberdade

As carcaças que serão utilizadas na intervenção urbana Cerrado: Berço das Águas foram recicladas pela Cooperativa Sonho de Liberdade, responsável pela preparação dos carros para o evento. Localizada na Cidade Estrutural, a cooperativa é uma organização sem fins lucrativos que se dedica à reciclagem de madeira descartada. Empreendimento econômico e solidário, atualmente conta com a união de cooperados que, pela soma de esforços, obtêm a sobrevivência, dignidade e participação na sociedade. O grupo foi formado por egressos do sistema penitenciário da Papuda em Brasília com o objetivo de criar oportunidades para seres humanos historicamente marginalizados e excluídos por preconceitos.

Sobre a Feira

A 1ª Feira de Arte Contemporânea RARO acontece em novembro e visa introduzir o projeto-conceito da I FAC RARO e chamar a atenção para a arte local, produzida no Planalto Central e ainda tão pouco reverberada. A ideia é abrir oportunidade para produção independente de artistas da capital federal, interagir com as galerias, promover a troca e uma discussão sobre arte e mercado na cadeia produtiva local das artes. O evento é uma realização da RARO Negócios Criativos e está patrocinado pela Itaipu Binacional. O shopping CasaPark apoia e recebe o projeto nesta versão.

Os artistas interessados em participar da I FAC RARO já podem se inscrever via edital de chamada pública . O edital pode ser acessado no site: raronc.wixsite.com/facraro, no facebook/raronc e também no site do shopping CasaPark. O link para acesso à ficha de inscrição online está disponível no próprio edital. As inscrições para participar da feira de novembro estão abertas e são gratuitas para artistas. As galerias de arte também estão convidadas a participar. A I FAC RARO tem espaço dedicado às galerias, com metragens médias de 25m2. Basta entrar em contato por e-mail ou se inscrever pelo site

Como prévia do evento, nos dias 1º, 2 e 3 de setembro acontecerá, das 12h às 19h, o Cerrado: Berço das Águas, intervenção que pretende difundir à conscientização e fazer um chamamento para a feira.

Serviço

Data: 1º, 2 e 3 de setembro
Hora: das 12h às 19h
Local: Estacionamento frontal externo ao shopping CasaPark (Guará) – Brasília/DF
Entrada franca

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado