Menu
Cinema

Estreia de cinema: Impeachment é revisitado em documentário sobre Dilma

Arquivo Geral

17/05/2018 15h50

O Processo, de Maria Augusta Ramos, estreia nesta quinta (17) em 60 salas de 24 de cidades do Brasil (Crédito: Divulgação)

Eric Zambon
[email protected]

Na contramão dos grandes lançamentos, o documentário O Processo, de Maria Augusta Ramos, induz à reflexão sobre um tema bem alheio a heróis de collant soltando palavrões ou derrubando titãs: política.

Premiado no Festival de Berlim, em fevereiro último, o documentário assume o estilo observativo, sem entrevistas com as personagens. A pretensão da cineasta é expor os fatos com distanciamento, mas o enfoque enviesa o enredo.

A história segue o início do impeachment de Dilma Roussef, em 17 de abril de 2016, quando a Câmara dos Deputados acatou a denúncia contra a ex-presidente, até 31 de agosto de 2016, data em que foi efetivamente impedida.

Durante esse tempo, houve a patética votação na Câmara, quando frases como “pela família, eu voto sim” se eternizaram; afastamento de Eduardo Cunha; e o embate entre a defesa da presidenta e os autores do pedido de impeachment, em especial a caricata advogada Janaína Paschoal.

Todos os momentos são apresentados por um texto sucinto, imagens tiradas da TV Câmara e da TV Senado, além de tomadas de bastidores – principalmente dos líderes do PT no Congresso, senadores Lindbherg Farias e Gleisi Hoffman.

Algumas passagens são interessantes, como durante a montagem da estratégia de defesa de Dilma. Outras são despropositadas, como cenas de Gleisi atendendo a jornalistas nos corredores.

A exposição do espetáculo midiático que foi o impeachment é interessante. Mas a predominância de pontos de vista do lado vencido, com pouquíssimo contraditório, e a forçação para assemelhar Dilma a Josef K, protagonista do romance de Kafka O Processo, que inspira o título da obra, fazem o documentário perder força.

Mais de 120 minutos para compilar tudo isso também é excessivo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado