Menu
Entretenimento

Grupo Sutil Ato circula por Espaços Culturais do DF trazendo atividades

Arquivo Geral

15/01/2019 23h47

Foto: Diego Bresani/Divulgação

Pollyana Fonseca
[email protected]

Idealizado pelo coletivo teatral Grupo Sutil Ato, o projeto Expansão Comunidade Teatral inicia suas atividades em 2019 oferecendo um encontro e uma palestra em dois espaços culturais do Distrito Federal: o Galpão Instrumento de Ver, na Vila-Planalto; e o Espaço Semente, no Gama. As atividades são gratuitas e visam atender moradores locais.

Sob direção de Jonathan, os Atos III e IV, do espetáculo Autópsia – A Continuação, tratam as precariedades encontradas em moradores de rua, recicladores de aterros sanitários e no sistema prisional, focando o olhar nas desigualdades sociais. O projeto também traz palestras de mulheres envolvidas diretamente as problemáticas debatidas, como Raquel Lopes, recicladora há 10 anos no aterro da Estrutural e integrante do grupo que assina o figurino do Ato IV, e Iara dos Anjos Santana, ex-moradora de rua que hoje exerce função de coordenadora no Instituto Ipês.

A montagem, fruto de sete anos de pesquisa, é assinada pelo Grupo Sutil Ato, coletivo de teatro presente no cenário cultural de Brasília há 12 anos. Autópsia é premiado com passagens pelos CCBB’s de Brasília e Belo Horizonte, Festival Internacional Cena Contemporânea, Teatros SESC e Prêmio SESC do Teatro Candango.

As atividades

O encontro “Autópsia de Outros Olhares” conta com as presenças de psicólogo, sociólogo e antropólogo juntamente com a equipe criadora do Sutil Ato. O foco da atividade é um debate com foco na reflexão da realidade brasileira tendo como base questões abordadas em Autópsia. A ex-moradora de rua Iara dos Anjos Santana, hoje coordenadora no Instituto Ipês, participará do encontro. (Duração 1h30).

A palestra “A Reciclagem do Olhar” traz Raquel Lopes, recicladora há 10 anos no aterro da Estrutural, que irá debater temas como: consciência cidadã nas políticas de sustentabilidade, a valorização do trabalho dos recicladores, as estratégias da utilização de reutilização e a reciclagem de resíduos na criação estética das arte. Os assuntos discutidos têm como fonte inicial a pesquisa cênica do IV Ato, iniciada em 2016, e serão em conjunto com a equipe criativa do Sutil Ato. (Duração 1h30).

Programação

19/01/2019, às 19h: Apresentação Autópsia – Ato III, no Espaço Semente do Gama
19/01/2019, às 20h30: Encontro “Autópsia de Outros Olhares”, no Espaço Semente do Gama
20/01/2019, às 19h: Apresentação Autópsia – Ato IV, no Espaço Semente do Gama
20/01/2019, às 20h15: Palestra “A Reciclagem do Olhar”, no Espaço Semente do Gama

Apresentação Autópsia – Ato III, no Galpão do Instrumento de Ver da Vila Planalto
26/01/2019, às 20h30: Encontro “Autópsia de Outros Olhares”, no Galpão do Instrumento de Ver da Vila Planalto
27/01/2019, às 19h: Apresentação Autópsia – Ato IV, no Galpão do Instrumento de Ver da Vila Planalto
27/01/2019, às 20h15: Palestra “A Reciclagem do Olhar”, no Galpão do Instrumento de Ver da Vila Planalto

Serviço

Expansão Comunidade Teatral DF, projeto do Grupo Sutil Ato
Local:
Galpão Instrumento de Ver (Vila-Planalto); Espaço Semente (Gama)
Data: 19 a 27 de janeiro
Valor: Entrada Gratuita
Não recomendado para menores de 18 anos
Todas as sessões contarão com a presença de intérprete em Libras

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado