Menu
Entretenimento

Grupo espanhol Vibra-Tó se apresenta pela primeira vez em Brasília

Colaborador JBr

20/03/2017 16h56

Foto: Divulgação

Imagine vassouras, mangueiras, funis, cabides, usados como instrumentos para executar músicas como Forró Brasil, de Hermeto Pascoal. Joaquín Sánchez e Miguel Guinea chegam a Brasília pela primeira para um show que demonstra a possibilidade de interpretar músicas com instrumentos feitos de material reciclado. Além da musicalidade, temas como a reciclagem, construção de instrumentos e física acústica são abordados durante o concerto, juntamente com uma boa dose de humor. A apresentação será no Instituto Cervantes, às 17h. A entrada é franca.

Joaquín Sánchez e Miguel Guineas são músicos-pedagogos, multi-instrumentistas e especialistas em educação musical. A dupla está na estrada há mais de 10 anos realizando concertos e oficinas pelo mundo. Segundo Sánchez, o Vibra-Tó demonstra que não são necessários grandes meios para fazer música. “Com um simples regador é possível fazer uma clave de jazz, transformar latas e garrafas em violões e pandeiros, entre outros itens. Tudo soa, tudo vibra. Então por que não aproveitar objetos que, mais dia, menos dias, se tornarão lixo e dá-los um destino melhor: fazer música”, disse o músico.

Miguel e Joaquín se conheceram em 2004 cursando faculdade de educação musical em Granada, Espanha. Desde o primeiro momento, o que os une é o interesse pela música popular do mundo, como o flamenco e o jazz, além da preocupação com o meio ambiente. Juntando as afinidades, em 2005, a dupla criou o projeto Vibra-Tó. Hoje, viajam pelo mundo promovendo oficinas, onde ensinam reciclar objetos de descarte em instrumentos, além de concertos musicais.

REPERTÓRIO

Forró Brasil Hermeto Pascoal
Falsetas por bulerias de Paco de Lucía Kaval
Erdelezi (Yugoslavia)
Destellos (J. Sánchez, M. Guinea)
Cantos Hindewú homenaje a pigmeos Ba-zenzelé
Raga Indio del Basuri (J. Sánchez, M. Guinea)
Brass Moment (J. Sánchez, M. Guinea)
La sansonette (Trad. Galicia)
Moliendo café (Hugo Blanco)

Serviço

Data: 25 de março
Hora: 17h
Local: Instituto Cervantes – 707/907 Sul
Informações: 3242-0603
Entrada franca
Classificação Indicativa livre

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado