Menu
Entretenimento

Gama recebe espetáculo que apresenta novas possibilidades ao corpo

Arquivo Geral

15/05/2018 13h50

Foto: Du Lopes/Divulgação

O agito da vida cotidiana nos leva a acordar, ir ao escritório, andar por ruas lotadas, ir ao shopping… A repetir inúmeros movimentos mecânicos, sem que nos demos conta. E o corpo humano é bem mais inteligente e sensível que essa mera repetição de gestos e ações nos mostra… Para refletir sobre isso, chega ao Gama o novo espetáculo da Cena Criativa Produções: “Corpo, Espaço, Ação!”, que faz apenas três apresentações num único dia. É em 15 de maio, no Teatro do Sesc Paulo Gracindo (Gama), às 10, 15 e 20 horas. O projeto tem o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e todas as apresentações tem entrada gratuita!

“Há muito perdeu-se a conexão entre o corpo e as sensações. Quando se pensa em sentimentos e afetos, hoje em dia, remete-se quase imediatamente a sentimentos abstratos, imaginativos, mentais. É preciso reconectar corpo e afetos, o quanto antes!”, defende a diretora, Thaís Kuri. Bailarina, atriz, produtora cultural e instrutora de Tai Chi Chuan, ela buscou elementos do teatro e da dança para o espetáculo.

No palco, catorze bailarinos apresentam os resultados das investigações sobre o corpo que iniciaram a partir de uma seleção pública feita para a montagem, no fim do ano passado. Assim, quem acompanhar uma das sessões, verá em ação a própria Thaís Kuri, Juliana Vitória, Leandro Sena, Jessiara Menezes e Íris Reis apresentando as conclusões dos cinco meses de ensaios. Outros seis bailarinos – Magali Melo, Raynan Dias, Jackson Prado, Wilton Henrique,  Iury Persan, Cristiane Nina e Laura Virgína (da companhia Margaridas Dança) juntam-se aos primeiros, acompanhando-os. Também participaram do processo criativo, compondo partituras coreográficas para o espetáculo, os artistas: Maria Ribeiro, Marília Ferreira, Thaís Veloso e Filipe Braulin.

Foto: Du Lopes/Divulgação

Ao observar a execução de cada performance, o espectador terá a oportunidade de estabelecer, pela via dos sentidos – já que além dos movimentos o espetáculo se utiliza de vídeo, sons e cores da iluminação que compõem a atmosfera total da cena – suas próprias reflexões sobre as conexões que existem entre seus corpos e seus sentimentos.

E para quem tenha dificuldade de visualizar como essas reflexões podem impactar na própria vida comum – a mesma que produz a mecanização do corpo – Thaís lembra: “a ciência ocidental provou há pouco que um equilíbrio mental e corporal é indispensável para uma boa saúde, enquanto a medicina oriental já o afirmava há muito, com terapias como o Tai Chi, responsável por uma conexão entre corpo e mente através do ritmo e da respiração”.

Todas as sessões terão intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), audiodescrição, e programas em Braille. São abertas ao público geral e ao público escolar de todas as idades. E no início de cada apresentação, será exibido um trecho do filme “W3 Sul Hortas Y Pomares”, produzido pela Companhia Margaridas Dança, e que reconstrói a história da avenida W3 Sul a partir das memórias dos bailarinos e a relação afetiva que desenvolveram com aquele ambiente. O filme também apresenta performances artísticas no meio da avenida, como forma de interferir na paisagem urbana que se tornou fértil para a dança, de forma natural. Não perca! Para reserva de vagas para escolas é necessário agendar pelo telefone: (61) 9 9355-4592

Serviço

LOCAL: SESC Gama – Teatro Paulo Gracindo
QI 01 lotes 620, 640, 660, 680 Setor Leste Industrial
DATA: 15 de maio
HORÁRIO: 20h
ENTRADA: gratuita
CAPACIDADE: 350 pessoas
CLASSIFICAÇÃO: livre
DURAÇÃO: 50 minutos

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado