Menu
Entretenimento

Fim de semana tem programação gratuita na Torre de TV

Arquivo Geral

22/06/2018 7h00

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília

Beatriz Castilho
[email protected]

Entre a horizontalidade das as asas Norte e Sul do Plano Piloto, destaca-se a torre de transmissão da cidade. Localizada bem no centro da capital federal, o ponto turístico vira o palco principal para a diversidade neste fim de semana, com o PicniK Festival. Durante dois dias de festividade, muita música brasileira promete ecoar entre as tradicionalidades queridinhas do evento brasiliense, que chega à sua quarta edição em formato especial. A programação é totalmente gratuita.

O evento recebe uma injeção de mistura cultural, com diferentes regionalidades, formatos e sonoridades. Entre sábado (23) e domingo (24), serão 19 atrações, com destaque para Anelis Assumpção, Tulipa Ruiz, Curumin e Garotas Suecas.

Com álbum de estreia lançado há pouco mais de duas semanas, o grupo brasiliense Augusta dá a largada nas apresentações, às 14h deste sábado. Depois de Augusta, se apresentam, respectivamente, Leo, Garotas Suecas, Curumin, André Sampaio, Tulipa Ruiz, Papisa, YPU e Supervão. No domingo, Palamar, Meu Amigo Tigre, Cachimbó, Marrakesh, Young Lights, Joe Silhueta, Anelis Assumpção, Bike, Mescalines e Rakta sobem ao palco.

E tem estreia na programação de sábado, às 16h. Os paulistanos do Garotas Suecas lançam o 3º álbum em solo brasiliense. Futuro do Pretérito é o encontro sonoro que o conjunto buscava, durante os dois anos de construção do disco. O título, nome de tempo verbal, surgiu a partir da faixa que abre a produção. Em 12 faixas, a banda viaja por meio de um rock nostálgico entre temáticas que passam por emoções pessoais e questões políticas. “ Nos dissociamos das referências mais literais que tínhamos, deixamos tudo vir por conta própria. É uma colcha de retalhos, uma tradução da nossa sintonia”, explica a tecladista Irina, em entrevista ao Jornal de Brasília.

Garotas Suecas (Divulgação)

Única garota do Suecas, Irina garante não sentir diferença no tratamento entre os membros da banda. “Já tive questões fora da banda, mas faz tempo que não sinto isso. Hoje vemos mais mulheres ocupando esse espaço (na música), majoritariamente masculino, mas que não precisa ser”, destaca. Para ela, festivais abertos, como o PicniK, são uma oportunidade para fortalecer a cena.

Logo após Garotas Suecas, sobe ao palco Luciano Nakata, conhecido artisticamente como Curumin. Com o som marcado por experimentações, o músico viaja entre samba, eletrônico e soul. O show está marcado para as 17h. Duas horas depois, às 19h30, Tulipa Ruiz traz sua personalidade cheia de pop folk, por meio do disco Tu, ao coração da capital.

Além da programação intensa de apresentações musicais, a festa Afreaka anima a pista de dança da noite de amanhã. No domingo, tem Sintra FM na pista, apresentando o lado B da house music e do techno.

O PicniK também conta com a tradicional feira de artesanato candango Mercadinho. São mais de 120 expositores colocando arte, moda e design no festival brasiliense. Para a família, rodas de leitura estimulam a criatividade dos pequenos, a partir de 13h.

Uma mistura de samba, R&B e MPB

Anelis Assumpção apresenta repertório de novo disco, Taurina (Felipe Gabriel/Divulgação)

No domingo tem apresentação da paulistana Anelis Assumpção, a partir das 19h15, com canções do disco recém-lançado Taurina. O álbum traz uma mistura de samba, R&B e MPB para tratar sobre assuntos variados, como comida e questões de gênero. “(Em Taurina) Tive mais calma e mais preocupações. É meu trabalho mais maduro porque estou me sentindo assim, calejada de coisas da vida”, conta.

A cantora, que não lançava um álbum desde 2014, homenageia a irmã, Serena, e o pai, Itamar Assumpção, no novo disco. “Sempre tento ter meu pai por perto, apesar de nunca ter imaginado gravar algo dele. Sobre Serena, um dia criei coragem e gravei. É nossa única parceria, nossa única música juntas”, revela. A homenagem ao pai vem na versão de Receita Rápida. Já a celebração à irmã é Gosto Serena.

Tudo em família
Anelis é casada com Curumin, que também se apresenta no Picnik. A vontade de fazer uma parceria ao vivo com o marido – e com a amiga Tulipa Ruiz – infelizmente se perdeu pela divisão dos dias de programação. Apesar disso, a cantora garante: “Vai ser muito legal porque as pessoas vão poder assistir a tudo de graça. E para mim, que nao vou sempre a Brasília, é uma forma de conhecer o público”.

Serviço:

Picnik na Torre
Sábado (23) e domingo (24). Na Torre de TV, das 13h às 22h. Acesso gratuito (a partir das 16h é necessária a doação de 1kg de alimento ou 1 livro ou 1 agasalho). Informações: 9800-7980 ou facebook.com/PicnikNoCalcadao. Classificação livre.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado