Menu
Entretenimento

Filme de Brasília é escolhido pela Globo para exibição em rede nacional

Arquivo Geral

20/12/2017 16h51

Estreia neste sábado, dia 23/12, às 14h, na programação da TV Globo DF, o telefilme especial de Natal “Meio Expediente”, criado por Santiago Dellape e Davi Mattos. O telefilme (que é um tipo de filme com menor duração, feito especialmente para a TV) conta a história de Jairo, um servidor do Ministério do Trabalho que fica de fora do bolão vitorioso dos colegas de repartição e perde a chance de ficar milionário. Desiludido, ele descobre que um de seus funcionários trabalha como Papai Noel em regime de meio expediente, e a dupla decide se lançar numa aventura de Natal, cruzando o DF à bordo de uma Brasília verde, enquanto Jairo revisita lembranças de Natais passados.

Essa exibição do dia 23 será só para o Distrito Federal. Mas a Globo Filmes gostou tanto do resultado do trabalho, que decidiu exibir “Meio Expediente” na programação da TV Globo, em rede nacional. Essa segunda exibição (para todo o Brasil, menos para o DF), vai ao ar no dia 26/12 (terça-feira), às 23h, depois do Malasartes.

Com DNA cem por cento brasiliense, a produção foi integralmente filmada no DF pela empresa local Gancho de Nuvem, comandada por Larissa Rolim. Além de trazer artistas gabaritados da cidade no elenco, o projeto marca a estreia da cantora Ellen Oléria como atriz de televisão. Poucos sabem que, antes de alcançar o sucesso em 2012 como vencedora do 1º The Voice Brasil, Ellen se formou em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB) e atua na cena cultural da cidade desde o início dos anos 2000. Ela esteve recentemente nos palcos do CCBB com o elogiado espetáculo “L, O Musical”, onde arrebatou público e crítica com sua performance ao lado da veterana Elisa Lucinda. No entanto, Ellen ainda não havia tido a oportunidade de atuar para as câmeras, até que surgiu o convite do diretor Santiago Dellape.

Cineasta e jornalista formado pela UnB, Dellape tem 34 anos – 17 deles dedicados ao cinema. Escreveu e dirigiu sete curtas que venceram mais de 30 prêmios em importantes festivais como Gramado e Brasília, com destaque para o popular “Ratão” (2010). Seu 1º longa-metragem de ficção, “A Repartição do Tempo” (2016) ganhou mais de dez prêmios, inclusive no Fantasporto (Portugal), um dos dez maiores festivais do gênero fantástico em todo o mundo. O filme estreia no circuito comercial no próximo dia 25 de janeiro em todo o país, com distribuição da O2 Play. A história pessoal de Santiago se confunde com a do protagonista de “Meio Expediente”, uma vez que o diretor também trabalha como funcionário público na Esplanada dos Ministérios, em horário comercial.

“Meio Expediente”, na realidade, guarda diversas semelhanças com “A Repartição do Tempo”, podendo mesmo ser considerado um spin-off do 1º longa do diretor. A começar pelo universo do funcionalismo público, retratado em ambos os filmes a partir de uma abordagem bem-humorada e cínica, com destaque para a participação do mesmíssimo elenco nas duas produções: Edu Moraes, Bianca Müller, Andrade Jr., Ricardo Pipo, André Deca, Dina Brandão, Lauro Montana, Sergio Sartório e Bidô Galvão.

A estreia dos amigos de faculdade Davi Mattos e Santiago Dellape na televisão carrega a marca autoral que remonta à primeira colaboração da dupla, no curta-metragem “Nada Consta” (2006), trabalho de conclusão de curso da UnB que venceu o prêmio de melhor roteiro no Festival de Brasília. A parceria continou em “Nada Consta 2” (2008) e no multipremiado “Ratão” (2010), vencedor do prêmio de melhor filme do júri popular no Festival de Gramado, disponível no Vimeo. Nesse curta de 22 minutos, três garotos precisam resgatar o tio de um deles, e para isso enfrentam a máfia
chinesa que domina a pirataria de produtos eletrônicos em Brasília. Este foi o filme que consolidou a assinatura cinematográfica da dupla, calcada na linguagem dinâmica dos videoclipes, com forte presença da trilha sonora e dos recursos de montagem, e que também lança mão do sarcasmo e do deboche para criticar a burocracia e as instituições oficiais brasileiras, enquanto busca referências diretamente na cultura pop, especialmente nos filmes da Sessão da Tarde que marcaram a geração dos anos 80, como “Goonies” (1985), “Conta Comigo” (1986) e “Os Fantasmas Contra-Atacam”
(1988). Isso tudo em 2010, bem antes de Stranger Things tornar essa nostalgia uma tendência mundial.

“Meio Expediente” é uma declaração de amor não só à Brasília, mas ao Distrito Federal como um todo. O filme teve como locações as cidades de Sobradinho, Varjão, Taguatinga, Núcleo Bandeirante e Plano Piloto, numa proposta de caráter inclusivo que buscou registrar também as narrativas de quem vive fora do eixo oficial. Uma característica muito marcante deste projeto é a mistura de ficção e documentário, uma vez que o diretor decidiu incluir no telefilme entrevistas com personagens reais que inspiraram o roteiro. A trilha sonora também é 100% candanga, apresentando tanto composições originais de Sascha Kratzer e Rafael Maklon, quanto músicas de bandas consolidadas no cenário local como Dillo e Almirante Shiva. Essa última é autora dos temas de abertura e encerramento do filme, e, para seus integrantes, a participação no projeto tem significado especial: em 2017, a banda perdeu o baixista Pedro Souto, vítima de um aneurisma, aos 23 anos. Dedicado à memória do músico, “Meio Expediente” é um filme de Natal genuinamente brasiliense, com uma mensagem positiva, que exalta o desprendimento material e a amizade acima de tudo.

SERVIÇO
Na Globo DF: 23/12 (sábado) às 14h, depois do Jornal Hoje
Na Rede Globo (para todo o país, menos para o DF): 26/12 (terça) às 23h, depois do
Malasartes

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado