Menu
Entretenimento

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro: negros gays disputam prêmio

Arquivo Geral

09/08/2017 6h30

Larissa Galli
[email protected]

Foi divulgada ontem a lista dos filmes selecionados na Mostra Brasília para concorrer ao 22º Troféu Câmara Legislativa na 50ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. São 4 produções que concorrem na categoria longa-metragem e 13 que disputarão como curta-metragem.

Afronte, um documentário-ficção sobre a realidade dos jovens negros e gays da capital federal, foi selecionado para concorrer como melhor curta no Troféu Câmara Legislativa do Festival. O projeto é resultado do trabalho de conclusão de curso dos estudantes Bruno Victor e Marcus Vinicius, do curso de Audiovisual da Universidade de Brasília. Segundo eles, a obra surgiu da necessidade de mostrar a realidade desses jovens de maneira realista e sensível.

“A gente não vê o negro sendo representado no cinema. Nós somos dois negros gays que produziram um filme sobre negros gays, isso é poder e lugar de fala. A representatividade também está atrás das câmeras”, ressalta Bruno. O curta-metragem mostra os múltiplos fatores que interferem na vida de um jovem negro gay por meio de diferentes personagens, misturando ficção e realidade.

“Fazer parte de um festival tão importante e conhecido pelo seu viés político nos deixou extremamente orgulhosos. Estar no Cine Brasília e contar histórias de ‘bixas’ pretas vai ser emocionante!”, declarou Bruno, emocionado por fazer parte da lista de selecionados.

A produção do filme foi financiado através de crowdfunding e contou com o apoio de voluntários e equipamentos que a Universidade oferece. Em outubro do ano passado, o Jornal de Brasília publicou uma matéria sobre a vaquinha coletiva que os cineastas criaram no site benfeitoria.com para viabilizar a filmagem do curta.

Festival de Cinema
O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro também divulgou a lista dos filmes participantes da Mostra Competitiva, entre eles está o longa candango Era Uma Vez Brasília, de Adirley Queirós e o curta Carneiro de Ouro, de Dácia Ibiapina, também produzido na capital federal. O Festival acontece entre os dias 15 e 24 de setembro, no Cine Brasília (106/107 sul) e vai premiar os filmes em diversas categorias.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado