Menu
Entretenimento

Festival de Blues e Jazz e Picnik garantem a diversão do brasiliense neste fim de semana

Arquivo Geral

23/06/2017 7h00

Atualizada 22/06/2017 22h21

Guitarrista americano Larry McCray é uma das atrações do BB Seguridade, amanhã, no Parque da Cidade. Foto: Divulgação

Larissa Galli
[email protected]

O jazz e o blues ainda são vistos pela maioria da população como estilos musicais mais elitizados. De acordo com Maria Dolores, a idealizadora e produtora do Festival BB Seguridade de Blues e Jazz, o projeto é uma forma de democratizar o acesso a esse tipo de música. “Não é só música popular ou o que está na moda que atrai público. Quando há programação gratuita e de qualidade com outros estilos, as pessoas vão. Basta ver que o público tem sido maior a cada ano”, pontua. A terceira edição do festival acontece amanhã, no Parque da Cidade.

“Esses eventos revigoram a vida cultural da cidade, o convívio social. Num tempo de tantas convulsões sociais e políticas, é uma maravilha ter eventos dessa natureza, culturais e democráticos, abertos a todos”, aponta Zeca Baleiro, atração garantida no festival. “Mesmo quando a pessoa não conhece muito de blues ou jazz, acaba indo ao evento pelo programa em si. E o legal é que o público que nunca tinha ouvido esses estilos têm a oportunidade de conhecer”, opinba Maria Dolores.

No ano passado, o festival atraiu 20 mil pessoas para o Parque da Cidade.

O evento reúne importantes artistas de blues e jazz, atrai adultos e inclui também ações para as crianças. “A ideia era não fazer apenas um festival musical de blues e jazz, mas criar um ambiente para a convivência entre amigos e famílias, em um clima harmonioso”, explica a idealizadora. Para que isso se concretize, os shows são sempre realizados em locais ao ar livre, com espaços para o convívio social. “Em um mundo tão competitivo e acelerado, dar essa pausa e curtir um dia no parque com boa música e boas companhias nos pareceu não só uma boa ideia, mas algo fundamental”, finaliza.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Acompanhado de seu quarteto de músicos, Zeca Baleiro é a atração principal do festival e sobe ao palco às 20h40. Ele conta que o repertório foi pensado de acordo com o “blues que gosto e sei cantar (risos)”. Segundo o maranhense, a ideia é mostrar “minha faceta blueseira, sem esquecer de caras importantes que dialogaram com esse gênero de uma forma muito brasileira, como Luiz Melodia e Celso Blues Boy”.

Dois dias de festa na Torre de TV

Zeca é conhecido pelas suas composições dentro da música popular brasileira, mas garante que no show “vai ter um pouco de blues, jazz e afins. E um pouco do meu trabalho autoral também, claro”. Mas como unir a MPB com o jazz e blues? Zeca explica: “a MPB é uma música que sempre dialogou com todas. Há muito de blues em Luiz Melodia, Sergio Sampaio, Belchior e mesmo Caetano”.

O cantor já se apresentou em Curitiba e Belo Horizonte, em outras edições do festival. “Foi muito bacana. Foram dois shows muito ‘quentes’”, conta. Aqui na capital, Baleiro não acha que será diferente: “espero o mesmo ‘calor’ em Brasília”. Também no line-up do evento estão a cantora e gaitista argentina Xime Monzon, que vai dividir o palco com Flávio Guimarães, o guitarrista americano Larry McCray e o músico alagoano Hermeto Pascoal.

Para completar a programação gratuita deste fim de semana, o PicniK promove dois dias de evento na Torre de TV. Mais de 150 expositores de arte, moda e decoração dividem espaço com food trucks, workshops, espaços de meditação e pista de dança. Além disso, o festival também oferece um encontro de publicações indie, zines e ilustradores.

A programação musical está cheia e diversificada. A banda paulista O Terno desembarca na capital para apresentar show inédito do disco Melhor do que Parece. Também da terra da garoa chega a banda de afrobeat Bixiga 70. Do Rio de Janeiro, Ava Rocha traz seu ritmo roqueiro e psicodélico; Pernambuco marca presença com Tagore e seu rock retrô. Os americanos do The Blank Tapes e os paraibanos do Glue Trip também sobem ao palco.

Serviço

Festival BB Seguridade de Blues e Jazz

Amanhã, das 14h às 22h. No estacionamento 4 do Parque da Cidade (Asa Sul). Acesso gratuito. Informações: facebook.com/
festivalbbseguridade. Classificação livre.

PicniK

Amanhã e domingo, das 13h às 22h. Na Torre de TV (Eixo Monumental). Acesso gratuito. Informações: 99823-7007. Classificação livre.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado