Menu
Entretenimento

Festival ¼ de Cena ganha sua primeira edição em agosto

Arquivo Geral

24/07/2017 12h06

Divulgação

Em agosto de 2017, Brasília ganhará a primeira edição do Festival ¼ de Cena. Sob o codinome de Furando a Bolha, o evento visa fomentar a produção e circulação de trabalhos cênicos independentes no Distrito Federal, levantando o questionamento sobre o que é a estética da cena curta, como ela pode ser produzida, exibida e compartilhada. No intuito de democratizar a participação dos mais distintos grupos, companhias, coletivos e indivíduos do DF, o evento abriu “provocatória” – sugestivo nome dado à seleção de espetáculos – entre maio e junho de 2017. Ao todo, a seletiva contou com 140 inscrições de cenas curtas de até 15 minutos, resultando na seleção de 12 cenas.

A Mostra Competitiva do Festival ¼ de Cena acontece entre 10 e 13 de agosto de 2017, sempre às 20h, no Teatro SESC Garagem (913 Sul). A curadoria do projeto buscou avaliar aspectos técnicos, estéticos e narrativos das cenas inscritas, no intuito de conferir diversidade à programação. Entre os selecionados, há grande variedade de linguagens, com representantes do teatro, da performance, da dança e do circo. A programação, portanto, apresenta um bom panorama da produção em artes cênicas no Distrito Federal, contando com grandes representantes das artes da cena na Capital. Entre os trabalhos selecionados, figuram os nomes de Luara Learth, Ana Luiza Bellacosta, Alice Stefânia, Zé Reis, entre outros.

Além das apresentações, o evento promove atividades formativas e reflexões sobre processos criativos, com workshops e debates entre plateia e jurados. Antes mesmo da mostra competitiva, ¼ de Cena conta com oficina de “Criação para Cenas Curtas”, ministrada por Ana Flávia Garcia (02 a 9 de agosto), workshop sobre estética de cenas curtas com Marcus Faustini (RJ), e duas mesas de debate: a primeira sobre Acessibilidade, com representantes do DF nos temas Libras e audiodescrição; e a segunda envolvendo realizadores de festivais de cenas curtas em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O Festival ¼ de Cena tem idealização e coordenação geral de Janaína Mello e patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura. O prêmio para os quatro vencedores do festival – escolhidos por júri popular e júri convidado – será produzido pela artista plástica Patrícia Bagniewski: uma obra de arte para contemplar as cenas que mais se destacarem na mostra competitiva. A primeira edição de ¼ de Cena lança, ainda, um mapeamento dos festivais nacionais dedicados às cenas curtas. A programação de 10 a 12 de agosto contará com acessibilidade em audiodescrição e tradução em LIBRAS.

Confira a programação detalhada do Festival:

PROGRAMAÇÃO

02 A 06 E 09 DE AGOSTO
14h às 19h: Oficina: Laboratório de Criação para Cenas Curtas com Ana Flávia Garcia (DF)

09 DE AGOSTO
10h às 12h: Mesa de Debate sobre Acessibilidade
14h às 19h: Workshop: A estética da cena curta, com Marcus Faustini (RJ)

10 DE AGOSTO
10h às 13h: Mesa de Debate com realizadores Festivais de Cenas Curtas no Brasil
20h: O Pequeno Chupa-dedo: de Emanuel Lavor (Coletivo Columna)
20h20: Música Clássica: de Ana Luiza Bellacosta (Madame Froda, a palhaça)
20h25: Exufrida: de Beatrice Martins (Coletivo Instrumento de Ver)
20h35: Flecha: de Luara Learth Moreira (Independente)
20h30: Bate-papo com jurados e público

11 DE AGOSTO
20h: Movimentos de um ovo: de Lupe Leal (Núcleo Experimental em Movimento)
20h230: Crónica Amable: de Julieta Zarza (Independente)
20h35: Professora: de Alice Stefânia (Teatro do Instante)
21h10: Lady Macbeth: de Letícia Abadia (Independente)
21h30: Bate-papo com jurados e público

12 DE AGOSTO
20h: O destino de uma rainha: de Simone Marcelo (Cia. Monstro)
20h15: Ovelha Dolly: de Micheli Santini e Fernando Carvalho (Independente)
20h35: Boca-seca: de Roberto Dagô (Independente)
20h55: Pós-frango: de Zé Reis (Grupo Errante)
21h15: Bate-papo com jurados e público

13 DE AGOSTO
19h30: Premiação da primeira edição do Festival ¼ de Cena. Apresentação: Rosanna Viegas
20h30: Show de encerramento do projeto com a banda Talo de Mamona no show “Tá tudo envenenado”, com o performer Vanderlei Costa

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado