Feira do Livro de Brasília: maratona literária começa hoje

Baggi/Jornal de Brasília

Larissa Galli
cultura@jornaldebrasilia.com.br

A 33ª Feira do Livro de Brasília abre as portas hoje para dez dias de intensa programação literária. “Literatura pulsante que transforma, inventa, inclui e inspira” dá o tom da feira, que também tem homenagens com poemas, entrega de prêmios e celebração dos 50 anos da Tropicália. São mais de 270 atividades programadas, entre debates, recitais, palestras, apresentações culturais e lançamentos de livros para as cerca de 260 mil pessoas esperadas durante todo o evento. Autores como João Almino, Ana Miranda, Rômulo Neves, Thalita Rebouças, Luiza Trigo, Santiago Naud, Aroldo Pereira e Onã Silva marcam presença nesta edição.

Publicidade

Com realização da Câmara do Livro do Distrito Federal, em parceria com o Instituto Latinoamerica para a Educação, Arte, Ciência e Cultura, o tema escolhido para este ano é “Cidadania e Inclusão”. Segundo o organizador Ivan Valério, “o tema faz parte de nossas vidas, e por mais que tenhamos mais direitos, eles continuam sendo desrespeitados. Respeitar o cidadão, e incluir os supostamente diferentes é obrigação de todos”.

O organizador conta que entre as novidades deste ano está o projeto Criança Candanga. “Cada criança que visitar o evento vai levar, pelo menos, um livro para casa. Este é o lema da Feira do Livro de 2017, dentro da perspectiva da inclusão”, explica.
Segundo ele, a festa literária vai iniciar uma campanha para estimular a formação de uma nova geração leitora no DF, investindo em ações que vão promover o acesso aos livros e à leitura. “Expositores e visitantes da feira vão ser incentivados a doar livros para instalação de espaços de leitura nas creches e unidades socioeducativas”.

“Iniciativas como a Feira do Livro de Brasília fomentam a produção local e movem a cadeia produtiva do livro”, completa Ivan. Além disso, ele ainda acredita que iniciativas literárias refletem em outras instâncias da sociedade: “Isso fomenta o turismo e a educação pelo encanto da leitura”.

Homenagem

Eleito em março deste ano como imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), o escritor e diplomata João Almino é um dos homenageados desta edição. Com seis livros publicados, ele revela que seu sétimo romance vai sair ainda este ano com o título Entre Facas, Algodão. Todas a histórias se passam na capital federal. “Brasília é um lugar privilegiado para observar o País como um todo. Também me interessou pensar a cidade como ideia e como projeto que acompanhou toda a história do Brasil independente”, explica.

O escritor ainda destaca que há duas razões básicas para manter a capital como cenário de seus livros: “Brasília é uma cidade como nenhuma outra e uma cidade como qualquer outra. Neste último sentido o que me interessa é o homem comum, com seus sonhos, esperanças, mas também dramas e frustrações”, finaliza.

Poesia de cordel e bate-papo

A programação segue até dia 25 deste mês. No fim de semana, a Feira recebe conversas literárias com escritores, debates, recitais, palestras e contação de histórias. Além disso, uma oficina de poesia de cordel com Mestre Donzilio (DF/PE) acontece neste domingo, às 14h. No mesmo dia, a escritora carioca Luiza Trigo vai estar presente para um bate-papo sobre seu segundo livro, intitulado Meus Quinze Anos, lançado em 2014. A obra foi adaptada para o cinema e chega aos cinemas na semana que vem, com Larissa Manoela no papel principal.

Desde que Meus Quinze Anos foi lançado, a autora já publicou mais três títulos. Ao todo, a autora tem cinco obras publicadas, todas sobre o universo juvenil. A primeira, Carnaval, de 2012, foi a responsável pela jovem “se descobrir escritora”, como ela mesmo relata. “Lendo Crepúsculo, me senti insatisfeita com os personagens e resolvi escrever uma história do meu jeito. Assim nasceu Carnaval”.

Luiza também assina o roteiro do longa-metragem. “Eu quis escrever o roteiro e acompanhar a produção. Foi tudo feito com muito carinho”, conta.

Serviço:

33ª Feira do Livro
Abertura acontece hoje, às 17h, na Praça Central do Pátio Brasil Shopping (W3 Sul). Evento segue até o dia 25 de junho, das 10h às 22h, no mesmo local. Entrada franca. Programação completa e informações no site feiradolivrobrasilia.com ou pelo telefone 3033-6815. Classificação livre.

Cadastre-se para receber as notícias do Jornal de Brasília.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA