Menu
Entretenimento

Faculdade incentiva pesquisa científica de alunos em Brasília

Colaborador JBr

09/12/2016 17h27

Foto: Divulgação

A docente de Comunicação Social Patrícia Lima realiza, junto com quatro acadêmicos, pesquisas sobre as reconfigurações das práticas midiáticas a partir das mídias digitais. O grupo, pioneiro no curso no Centro Universitário Estácio, apresentou dois artigos científicos, em novembro, no VI Encontro Nacional da União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC) – Capítulo Brasil.

O estudante Mateus Nascimento, que cursa o 5º semestre de Jornalismo, explica a importância da pesquisa “Eu passei a ter um olhar diferente sobre as coisas e ir além do que é abordado em sala de aula. A professora nos incentiva a participar desse segmento, os temas são atuais. Acredito que também, vai me ajudar muito no meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”, conclui.

Outro projeto de pesquisa é realizado pelo Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes (GEEFE), desenvolvido pelo coordenador e professor do curso de Educação Física Henrique Castro. A principal linha desenvolvida no grupo é cognição nos esportes, em que se destaca a tomada de decisão e o comportamento tático no voleibol, tema que acaba de ser publicado em um livro de autoria do professor.

As atividades dos grupos de pesquisa, são realizadas semanal ou quinzenalmente, alinhadas ao cronograma dos programas de ensino dos cursos.
Para a gestora da Estácio Brasília, Adriana Apio, a pesquisa científica e os projetos de extensão “São fundamentais para a didática acadêmica, aproximando os alunos de autores e universos extraclasse, além de desenvolverem estudos de alto valor e contribuição socioeducacional”, aponta.

Outros estudos

No curso de Arquitetura, as pesquisas abordam a acessibilidade e ergonomia com foco no idoso, abordados pela professora Angelina Quaglia. O trabalho de gênero e diversidade no espaço de sala de aula, que aborda também a lei da mordaça, é tema de estudos de alunos da Pedagogia, aplicado pela professora Helen Lima.

No Direito, há o esboço de uma revista online para publicações de alunos e professores, iniciando as atividades no próximo semestre. O projeto do curso de Matemática, desenvolvido pela professora Andréia Rocha e que é realizado em conjunto com alunos de Pedagogia e Engenharia, elabora livros paradidáticos que apresentam o ensino dos números de maneira lúdica para alunos do Ensino Fundamental da rede pública e particular.
Na Fisioterapia, são estudados temas como neurociência e estrutura corporal humana, sob a coordenação do professor Roney Jorge. Há ainda, outros projetos sendo formulados para 2017.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado