Menu
Entretenimento

Exposição que celebra Caio Fernando Abreu entra em cartaz esta semana

Arquivo Geral

10/09/2018 15h45

Felipe Delangelo/Divulgação

Celebrando os 70 anos do escritor gaúcho, que faria aniversário no próximo dia 12 se estivesse vivo, a exposição Caio Fernando Abreu – Doces Memórias ocupa a Galeria Acervo do Museu Nacional da República de 13 de setembro a 28 de outubro com entrada franca. O público de Brasília vai adentrar o universo plural e poético em que viveu o autor.

A partir de experiências sensoriais e recortes de sua trajetória, a exposição oferece ao espectador a oportunidade inédita de rever, ouvir e sentir sua obra de maneira peculiar, 22 anos após a morte do autor.

Com curadoria da pesquisadora Lara Souto Santana em parceria com as irmãs do autor, Márcia de Abreu Jacintho e Cláudia de Abreu Cabral, a mostra celebra um escritor que nos convida a ir além do óbvio e do superficial. Como ele mesmo dizia: “Há sempre mais por trás. Que não te baste nunca uma aparência do real”.

O fio condutor da exposição é a palavra de Caio Fernando Abreu (1948-1996) inserida em suas principais referências: música, cinema, literatura, astrologia e arte. Trechos de sua obra se casam a cenários que recriam os espaços onde viveu, e seu local de trabalho.

“Comemorar os setenta anos de Caio Fernando Abreu com uma exposição em Brasília é uma alegria, já que sua literatura dialoga com tantos leitores. É a potência do texto dele que torna isto possível”, diz a curadora.

“Virginia Wolf” e “Robocop”

Cartas, manuscritos e documentos da sua vida pessoal e profissional foram emprestados pela família do autor e pelo acervo do Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural (PUC-RS) para dar ao visitante a chance de conhecer originais acessíveis apenas a pesquisadores. A inseparável máquina de escrever, que apelidou de “Virginia Wolf”, e o laptop “Robocop” completam a ambientação intimista.

 

Serviço:
Visitação: De 13 de setembro a 28 de outubro. Sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30
Onde: Galeria Acervo – Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (Eixo Monumental)
Entrada franca
Informações: 3325-5220 e 3325-6410

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado