Menu
Entretenimento

Exposição propõe viagem sensorial pela trajetória dos Beatles

Arquivo Geral

19/10/2018 17h57

Beatriz Castilho
[email protected]

Qualquer beatlemaníaco que se preze já se pegou pensando em como seria o interior do icônico submarino amarelo – para além do estampado papel de parede e o maquinário apresentado no lúdico videoclipe de 1966. Se depender da Fab Four Experience, essa e várias outras dúvidas vão deixar de existir. Reconstruindo pontos marcantes da trajetória dos Beatles, a exposição abre para visitação 10 instalações temáticas, no ParkShopping.

Aparentemente simples, a ideia brinca com os limites da física, proporcionando uma viagem no tempo e espaço para os fãs da banda inglesa. Localizada a pouco mais de 10 km do centro da capital do País, a mostra leva o visitante à Inglaterra, perpassando por ambientes que consagraram a carreira de George Harrison, John Lennon, Paul McCartney e Ringo Starr.

“Daria para fazer mil espaços. Os Beatles são um dos maiores ícones da música mundial, apesar disso, a duração da carreira da banda foi curta, aconteceu principalmente de 1960 a 1970. Então fica mais fácil pegar pontos principais da trajetória. Foram selecionadas coisas que não podem ficar de fora”, aponta Henrique Cezarino, assistente de curadoria da exposição inédita.

A partir de pesquisas históricas, visitas aos locais retratados e observação de detalhes, muitos detalhes, os 10 capítulos foram construídos e organizados cronologicamente. Na entrada, os visitantes encontram a infância de Paul e John, e o encontro que deu início a tudo. “Reconstruímos o caminhão que Lennon utilizou para tocar com sua antiga banda, The Quarrymen, e posicionamos os instrumentos da mesma marca e época”.

Logo em seguida, a viagem mergulha no ‘berço’ da banda: o Cavern Club. Situado em Liverpool, região noroeste da Inglaterra, o bar entrou para a história como o responsável por abraçar e popularizar o conjunto, que ecoou seu rock’n’roll pelo estabelecimento por surpreendentes 292 vezes.

“Tocamos músicas que eles tocavam no bar. Algumas gravações são até daquela época, então o som é meio esquisito – o que torna tudo bem fiel à realidade”, adianta Cezarino.

Em contraste ao início boêmio do grupo, a exibição, a partir de um trem da Hard Day’s Night – que, de acordo com o assistente de curadoria, “simboliza a chegada dos integrantes a Londres para conquistar a Inglaterra, e consequentemente o mundo” – apresenta a fase mais universal da banda.

Realidade virtual

Marcada como um dos destaques, a área do Shea Stadium recria a apresentação dos Garotos de Liverpool em 1965 no local. “Além de fazer a representação do primeiro show musical em um estádio de beisebol, essa parte tem suporte de realidade virtual. As pessoas sentam, escutam a música tocada naquela hora e veem as pessoas gritando”, descreve Henrique.

O brasiliense também vai poder atravessar a famosa faixa de pedestres da Abbey Road e conhecer o estúdio onde os Beatles gravaram a maioria de seus discos.

As músicas vão ser trazidas à vida em solo brasiliense. Além da imersão no Yellow Submarine, com suporte do vídeo homônimo, são reinterpretados a praça de Penny Lane e o campo de Strawberry Fields Forever. Um prato cheio para quem tem fome dos Beatles.

Serviço
Fab Four Experience
Data: Até 2 de dezembro
Local: ParkShopping (Guará)
Horário: terça a sábado, das 13h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 22h
Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia-entrada)
Informações: Eventim

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado