Menu
Entretenimento

Espaço Imaginário Cultural colabora para manter viva a cultura de Samambaia

Arquivo Geral

20/02/2018 7h00

Atualizada 19/02/2018 21h46

Casa oferece teatro, dança, música, oficinas de violão, capoeira, grafite e muito mais. Foto: João Stangherlin

Ana Clara Arantes
[email protected]

Tem chão feito com muro que foi derrubado e horta plantada em bota, sapato e até pé de pato. Também tem parede grafitada por artistas e doações que ajudaram a montar um pouco do todo que o lugar é hoje. O Espaço Imaginário Cultural foi construído pelas mãos dos coordenadores, comunidade e amigos e familiares que um dia acreditaram que um sonho podia se tornar realidade.

Antigamente, no local, que pertence à Administração de Samambaia, funcionava um centro comunitário que entregava pão e leite. Depois de um tempo, com o lugar vazio, passou a existir o Espaço Imaginário Cultural. Houve então um mutirão para reformar e construir parte do recinto. Jardins, secretaria e guarita, tudo feito com a ajuda da comunidade.

Idealizado pelo Grupo Roupa de Ensaio, o centro cultural fornece várias atividades como apresentações de teatro, dança, música, oficinas de violão, capoeira, grafite, entre outras. Tudo gratuito.

O espaço ainda mantém um evento cultural chamado Eixo Imaginário – Arte Fora do Plano. O projeto é a junção de todas as atividades que acontecem no local. A cada edição são realizadas oficinas e espetáculos, como O Imaginário Convida e Matinê Imaginário. Também tem colônia de férias e projetos como Café Imaginário, Rua de Lazer e Com Cultura e Com Afeto.

Rua de Lazer

A Matinê Imaginário abrange espetáculos teatrais voltados para o público infanto-juvenil. Nas edições anteriores, foram apresentadas as obras Achadouro, Histórias de Circo, Circo Rebote e Lorotas de Palhaça. Para os adultos que têm interesse em frequentar o local, é oferecido o evento O Imaginário Convida, com diversas peças teatrais, como Dona Dinha e Tsunami.

No espaço cultural também são ofertados workshops e oficinas durante o Café Imaginário, que é acompanhado por bate-papo ao fim de cada curso para promover a interação entre os participantes. Entre os temas debatidos estão abuso de mulheres, a relação das pessoas com a cidade de Brasília, relacionamentos diversos, folclore de Goiás e solidão.

Já a Rua de Lazer estreou no fim do mês passado. A ideia é levar a comunidade infantil para perto do espaço. Para isso são realizadas brincadeiras, oficinas e aulas. O evento acontece no estacionamento do local, localizado na QS 103 Conjunto 5 Lote 5 de Samambaia Sul. No próximo domingo (25) acontece mais uma edição da Rua de Lazer, a partir das 13h. Mais tarde, no mesmo dia, tem Matinê Imaginário, com o espetáculo Berinjela, A Grande, às 17h. Para informações, ligue 3013-1610.

A coordenadora do Espaço Imaginário, Marília Abreu, conta que, além de oficinas e apresentações de teatro, dança e música, também acontecem saraus e lançamentos de livros. Segundo Marília, o centro está aberto a todo tipo de atividade cultural do Distrito Federal. “O Imaginário aglutina todas as linguagens. Nosso objetivo é estar aberto à comunidade e atender e abrir as portas, também, para a comunidade artística”.

Ela conta que o projeto recebe público e alunos de todo o entorno do DF. “Percebemos que estamos chegando longe, não só aqui em Samambaia”, comenta Marília, empolgada.

Moradores do Recanto das Emas, Ceilândia, Guará, Planaltina e Valparaíso (GO) são alguns exemplos de pessoas que frequentam a casa.

Marília, que também é educadora e atriz, ressalta ainda que a última edição aconteceu por meio de emenda parlamentar. “Quando o dinheiro de emenda é destinado a boas ações, que servem à comunidade, esse recurso público é muito importante”, finaliza.

Espaço de inclusão

O auxiliar administrativo Jonathan Igor, 20 anos, é aluno de hip hop do espaço cultural. Ele ressalta a importância do local e relembra: “É muito interessante ter um espaço de dança. Ajuda as pessoas a saírem das ruas, como foi meu caso”. O dançarino ainda afirma que se sente livre no espaço: “Aqui as pessoas nos apoiam e me sinto confortável para ser quem sou”.

Alan Mariano também é um dos coordenadores do Espaço Imaginário e reforça: “Temos várias atividades aqui. O Imaginário tem multi funções e nosso espaço é moldado de acordo com o que vamos ter no local, o que significa que nos modificamos conforme a necessidade, o que casa muito bem com nossa cara”, resume Alan, que também e ator e dançarino.

Serviço

São oferecidas as oficinas de dança popular, hip hop, teatro, treinamento de voz, teatro de bonecos, capoeira, forró e ginástica nas quadras – parceria com a Secretaria de Educação do DF. Além disso, um projeto com a Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social traz ainda oficina de DJ e grafite.

O Espaço Imaginário Cultural tem em média 300 pessoas inscritas em suas atividades.
As aulas do projeto Eixo Imaginário acontecem até agosto. De acordo com os organizadores, aulas de ginástica, forró e capoeira são permanentes, e as de DJ e grafite começam este mês, com duração de três meses.

O projeto Com Cultura e Com Afeto tem início em abril. Inaugurada em 2015, a ação consiste em levar alunos do ensino fundamental até o local para fazer uma vivência.

Durante este processo, as crianças conhecem o espaço, a arte do local, e participam de contação de histórias. Além disso, assistem ao espetáculo Papo de Lixo, que orienta sobre a coleta seletiva. Por fim, ainda conhecem diferentes costumes do País por meio de uma apresentação de dança popular.

Os espetáculos e oficinas são gratuitos, exceto as aulas de forró. Para assistir aos eventos, basta chegar cedo devido à lotação do espaço.

Para participar das oficinas, é necessário fazer a inscrição pelo Facebook (facebook.com/ ImaginarioCult) e confirmar no local.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado