Menu
Entretenimento

Encontro de repentistas promove cultura nordestina na Casa do Cantador

Arquivo Geral

25/09/2018 18h37

Álvaro Botelho/Divulgação

Projeto que realiza um encontro entre poetas, declamadores e repentistas, Cordel e Suas Cantorias tem sua primeira edição nos dias 28 e 30 de setembro, na Casa do Cantador, em Ceilândia. O evento é gratuito e promete encantar os apreciadores da poesia matuta, literatura de cordel e causos populares. A programação remete ao nordeste e à cultura popular, buscando mostrar o universo histórico e artístico da cultura tradicional e contemporânea do nordeste.

Ao todo são dez apresentações de poesia matuta, literatura de cordel e causos populares. Além disso, serão realizados dois shows com duplas de cantores repentistas. Uma oficina de composição será oferecida para os participantes ensinando elementos da métrica e da rima na poesia de cordel Por fim, será exibida, simultaneamente com outras programações, a exposição Mais de Mil Cordéis, que consiste em uma banca de cordel com mais de 1.000 títulos. O responsável é Ruiter Lima, que também é um declamador do projeto.

Antes do evento, poetas e cordelistas passarão por cinco escolas de Ceilândia convidando os alunos para participarem. A ação também será marcada pelo lançamento do livro O Cordel e suas Cantorias, produzido com a participação dos poetas convidados.  O livro será distribuído para as escolas de Ceilândia.

Programação
Sexta (28/09)
– A partir das 20h:
Poetas:
Paulo Matricó
Ruiter Lima
Cumpadi Ancelmo
Lilia Diniz
Ednaldo Lima
– A partir das 21h:
Repentistas: Chico de Assis e João Santana
Domingo (30/09)
– A partir das 20h
Poetas:
Paulo Matricó
Ruiter Lima
Cumpadi Ancelmo
Lilia Diniz
Valdenor de Almeida
– A partir das 21h
Repentistas: Valdenor de Almeida e Donzílio Luiz
*A oficina será ministrada por João Santana e começa no dia 28/09 às 14h e as atividades continuam até o dia 30/09. Para participar envie um e-mail para [email protected] até o dia 27/09.

Serviço
Data: 28 e 30 de setembro
Local: Casa do Cantador
(Quadra 32 Área Especial G – Ceilândia Sul, Brasília – DF)
Horário: 20h
*A oficina começa no dia 28/09 às 14h e as atividades continuam até o dia 30/09 (programação será encaminhada para os participantes que se inscreverem)
Entrada gratuita
Informações: 98106-5856
Classificação indicativa: 13 anos

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado