Menu
Entretenimento

Dia do Orgulho Geek ganha programação especial no Pier 21

Arquivo Geral

25/05/2018 11h18

Élvio Mário de Pádua/Divulgação

Beatriz Castilho
[email protected]

Em uma época não tão distante, o termo nerd era atrelado negativamente àqueles empenhados nos estudos. Hoje tudo é diferente, e o nerd é quem gosta de cultura pop. No universo geek, filmes, quadrinhos e livros são alguns dos meios explorados por uma extensa diversidade de temáticas. Começando nesta sexta (25), no Dia do Orgulho Geek, o Pier 21 recebe o CineCosplay, com programação intensa que se estende até amanhã.

Criado a partir da mistura do site de cinema Cine61 com a Central Cosplay, o CineCosplay já está na quarta edição. Nesta sexta, a partir das 14h, acontece a abertura do evento, que vai até as 22h. Para Michel Toronaga, criador do portal cinéfilo, o evento é uma oportunidade para fãs do mundo geek. “Vai ser um encontro de pessoas com mesmos interesses, é muito bom para quem gosta desse tipo de trabalho”.

Nos dois dias, a Feira Geek traz produtos temáticos, como camisetas, quadros, bonecos(as), adereços, entre outros. Já a Exposição de Cosplay exibe um desfile itinerante de personagens trazidos pela produção do evento. O Artist’s Alley é uma das atrações voltadas à produção local, com uma mostra de quadrinhos de artistas da capital.

No dia seguinte, sábado, os fãs podem imergir na temática participando de um concurso de cosplay. “Cosplay não é estar com só com a roupa, tem toda a questão da atuação. No concurso as pessoas têm que fazer uma mini-performance da personagem, não adianta ter só ter a roupa preferida”, explica Toronaga. A premiação para o primeiro colocado será de R$ 500, além de brindes.

Cosplay é uma palavra derivada da junção das palavras em inglês costume (fantasia) e roleplay (atuação, em tradução livre). Zumbis, super-heróis, monstros e animes são algumas das opções de personagens para a caracterização. Michel, que também organiza o evento, conta que “no ano passado encontramos dois Deadpool. Outros personagens populares são os da Disney”.

Para o jornalista, os filmes que estão em cartaz no momento influenciam nas vestimentas. Apesar disso, não há muita tendência nos personagens. “Você não se veste de algo só porque está na moda. As pessoas criam a roupa do zero e só fazem isso porque amam a personagem”, destaca.

A parte de cinema do evento fica por conta de debates realizados pelo Cine61. Entre as temáticas estão: Quadrinhos e Cinema, com Saulo Cruz. O fotógrafo e ilustrador mostrará storyboards e como cenas de filmes foram pensadas antes da filmagem.

O Pier 21 foi escolhido pela grande adesão das pessoas em edições anteriores. Não há previsão de visitantes para este ano, já que a contagem em um local público não é precisa. “Tem gente que vai para ver, tem gente que se interessa na hora. É difícil porque o shopping tem público próprio”, explica Michel, que completa: “agora que o espaço é maior espero que as pessoas aproveitem de uma forma mais ampla. A expectativa é das melhores”.

Confira a programação:

CINECOSPLAY // 25 DE MAIO // PROGRAMAÇÃO

14h às 22h – Feira Geek / Exposição Cosplay / Artist’s Alley

CINECOSPLAY // 26 DE MAIO // PROGRAMAÇÃO

10h às 22h – Feira Geek / Exposição Cosplay / Artist’s Alley

14h às 18h – Estúdio Transformação Cosplay

PALCO PRINCIPAL

15h às 16h – Cine61 apresenta: Quadrinhos e cinema, com Saulo Cruz

16h às 17h – Bate Papo: Um Reles Potter

17h às 18h – Concurso Entrevista Cosplay

18h às 19h – Concurso CineCosplay

19h às 20h – Apresentação Musical Jukebox Club

Serviço:

Cine Cosplay – Dia do Orgulho Nerd
Dias 25 e 26 de maio (sexta-feira e sábado)
Horário: Das 14h às 22h.
Local: Shopping Pier 21 (Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 2)
Entrada franca
Informações: www.centralcosplay.com e www.cine61.com.br
Classificação livre

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado