Menu
Entretenimento

Conheça youtubers que ultrapassaram os limites da telinha do computador

Arquivo Geral

23/01/2018 7h00

Atualizada 22/01/2018 23h07

Antes de estourar, Jojo Todynho só causava em seu canal na internet. Foto: Divulgação

Larissa Galli, com agências
[email protected]

Com 20 anos de idade, 1,50 metros e pesando 90 quilos, a funkeira Jojo Todynho roubou a cena durante a gravação do clipe Vai Malandra, de Anitta, no morro carioca do Vidigal. A cantora surgiu transbordando atitude, vestida de biquíni, calça legging e pochete prateada. “Eu danço, canto, tenho malemolência e sou bonita. A verdade é que eu choco as pessoas por ser gordinha”, disse Jojo, à época do lançamento do videoclipe.

Com o sucesso do hit de Anitta, Todynho, cujo sobrenome é Maronttinni, ganhou mais de 100 mil seguidores no Instagram em uma semana. E a cantora é uma das apostas do novo selo da gravadora Universal destinado ao funk. Em agosto de 2017, ela lançou seu primeiro clipe, Sentada Diferente. Em dezembro, ela saiu aquele que já e considerado o hit do verão 2018, Que Tiro Foi Esse?, onipresente nas rádios e nas redes sociais.

O que quase ninguém sabe é que Jojo foi descoberta no YouTube, onde mantém um canal ao estilo “autoajuda involuntária”, falando abertamente sobre sexo e relacionamentos. Foi, inclusive, por meio dele, onde Jojo também comentava episódios de novelas de maneira despojada, que Anitta conheceu a youtuber e a chamou para participar de seu clipe.

Estrela de cinema

Mas Jojo não é a única que saiu das telinhas dos computadores e celulares para a vida de artista. A curitibana Kéfera Buchmann, de 24 anos, virou estrela e tem carreira artística de dar inveja a qualquer subcelebridade. Ainda em 2010 ela lançou seu primeiro video no canal 5inco minutos, que hoje soma mais de 11 milhões de inscritos. O canal foi um dos primeiros no Brasil a atingir a marca de um milhão. Em 2016, Kéfera protagonizou seu primeiro filme, É Fada, e foi eleita pela revista Forbes como uma das jovens mais promissoras do País.

Rainha do YouTube: Kéfera Buchmann, do canal 5incominutos hoje é atriz de cinema, apresentadora, escritora e roteirista

A última produção estrelada pela artista, que já lançou vários livros e chegou a apresentar um programa na MTV, foi o filme Gosto Se Discute, dirigido por André Pellenz. Exibido nos cinemas em 2017, o filme tem no elenco os atores Cássio Gabus Mendes e Paulo Miklos.

Piadas milionárias

Quem também chegou às telonas foi o youtuber Whindersson Nunes, de 23 anos, dono do canal brasileiro com mais inscritos na plataforma. Seu conteúdo diversificado, que inclui paródias, vlogs, músicas autorais e críticas de filmes, atrai mais de 26 milhões inscritos, que assistem ao comediante retratar com humor assuntos do seu dia-a-dia e de sua infância.

Whindersson Nunes (deitado) virou protagonista de comédia nacional

Só que além de youtuber, o piauiense de infância humilde – que hoje tem até jatinho particular – também trabalha como ator, garoto-propaganda de grandes marcas e comediante de stand-up.

Whindersson protagonizou no ano passado a comédia Os Parças, ao lado de Tom Cavalcante, Tirullipa e Bruno de Luca. Também esteve no elenco de Os Penetras 2, com Mariana Ximenes, Marcelo Adnet e Eduardo Sterblitch; e também na produção Internet – O Filme, junto com outros grandes youtubers, entre eles Kéfera Buchmann, Christian Figueiredo e Rafinha Bastos.

Atualmente ele apresenta o stand-up Proparoxítona, que já o levou para o exterior para fazer shows em Portugal. Recentemente, a sensação das redes sociais participou do novo videoclipe da dupla sertaneja Simone & Simaria com o DJ Alok, Paga de Solteiro Feliz.

Caminho inverso leva artistas às redes sociais

Quem faz o caminho inverso nas plataformas encontra novos fãs, mas também dificuldades. Caso de Val Marchiori, que soma pouco mais de 100 mil inscritos no seu Canal da Val. A empresária ficou conhecida em todo o Brasil ao eternizar o bordão “Hello” no reality Mulheres Ricas, da Band, em 2012. E também o da apresentadora Adriane Galisteu, que já teve vários programas de TV, mas conta hoje com apenas 238 mil inscritos em seu canal. Whindersson Nunes, líder no site, tem 18,3 milhões de inscritos.

Então por que famosos da TV buscam a web? “Faltam vagas na TV. Não tem a ver com meritocracia, é crise do audiovisual. Um colega foi para o YouTube. Ele não tenta se manter na mídia. É para produzir mesmo, não enlouquecer”, afirma Rafael Cortez, que já apresentou o Vídeo Show e foi repórter do BBB17, da Globo.

Cortez é dono do canal Love Treta, que soma pouco mais de 17o mil inscritos.

Celso Portiolli (mais de 3,3 milhões de inscritos), apresentador do SBT, é tido como um dos que melhor entenderam a nova lógica. Mas ele é exceção, diz Luiz Felipe Barros, CEO da agência Digital Stars, que cuida da carreira de Kéfera e de Christian Figueiredo – cujo canal tem mais de 4,6 milhões de inscritos e que também soube fazer a ponte entre internet e TV.

Outro exemplo bem-sucedido, a modelo e ex-Fazenda Mirella Santos lançou seu canal no YouTube, MiNa Real, em que ela mostra gargalhadas fofíssimas da filha Valentina, 2 anos, e o lado desastrado do marido Wellington Muniz, o Ceará. As aventuras da família já contam com mais de 750 mil inscritos.

Canal de Mirella Santos faz sucesso no YouTube com ajudinha de Valentina e Ceará

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado