Menu
Entretenimento

CCBB Brasília apresenta a 4ª edição do Festival “Sai da Rede”

Colaborador JBr

22/03/2017 9h25

Foto: Divulgação

O palco do CCBB Brasília se prepara para receber, por meio da 4ª Edição do Festival Sai da Rede, oito projetos musicais contemporâneos e distintos. Os artistas convidados, todos jovens, surfam com naturalidade através dos inúmeros canais de interação e divulgação, disponíveis na internet, assim como fazem uso das várias ferramentas de produção disponíveis na atualidade. O festival se apresenta como uma oportunidade para apreciar, ao vivo, artistas que têm realizado uma produção plural, a partir de criações coletivas ou individuais.

A maioria dos artistas desta nova geração da música popular brasileira, a exemplo dos que participam desta edição do “Sai da Rede” – Mahmundi, Rico Dalasam, Tássia Reis, Flora Matos, 13.7, Júlia Vargas, Ana Vilela e Rubel – ao mesmo tempo em que compõem e interpretam seus trabalhos, registram suas produções em estúdios, por vezes montados em casa, porém, com equipamentos profissionais, o que para Pedro Seiler, um dos curadores do Festival, “se deve muito às facilidades de gravação, por conta das tecnologias avançadas e de baixo custo”. E, uma vez conectados e inseridos no imenso universo da internet, “há, entre eles, uma grande comunicação e, não raramente, tocam ou criam e compõem juntos, mesmo morando em diferentes cidades”, observa Pedro.

Ao se considerar que a internet e as ferramentas tecnológicas disponíveis são peças-chave na engrenagem da produção musical nos dias de hoje, desde a criação à comercialização, Amanda Menezes, produtora executiva do Festival e também curadora, destaca: “a música contemporânea ganha registros em gravações profissionais com qualidade cada vez mais apurada e, fruto do acesso livre à informação, alcança um público global”. O público vem se adaptando rapidamente a esta nova forma de descobrir, ouvir, comprar e tocar música, e “as mídias sociais e os sites especializados têm se mostrado fundamentais para sua difusão, atuando com papéis claros dentro dessa enorme produção”, avalia Amanda.

Programação
A cantora, compositora, produtora e multinstrumentista Mahmundi é quem abre a programação do Festival, no sábado (25), quando apresenta parte do repertório de seu álbum de estreia, que leva o nome da artista. Disco produzido por ela e que conta com 10 canções de sua autoria. Na mesma noite, Rico Dalasam apresenta seus raps autorais, lançando em seu disco “Orgunga”. Dono de seu próprio estilo e de suas rimas, Rico provou, logo em sua estreia, ser um rapper à altura dos grandes, sendo reconhecido por todos eles em convites para participações. De fora do meio, Gilberto Gil também aprovou.

No domingo (26), segundo dia do Festival, quem abre a noite é Tássia Reis. Letrista, compositora e cantora, Tássia é uma potência criativa de convicções, em seu discurso feminista e libertário, da intolerância à opressão emocional, em canções embaladas por sua voz doce. Em seguida, é a vez da brasiliense Flora Matos. MC, que para André Maleronka, editor-chefe da Vice Brasil, “está entre os artistas mais interessantes que apareceram no país nos tempos recentes”.

A noite do segundo fim de semana do “Sai da Rede”, no próximo sábado (8) , começa com o grupo carioca 13.7, cujas influências vem do rock, blues, samba, vanguarda paulistana, Folk, MPB ou, como eles mesmos dizem: “de tudo que vem de onde não sabemos e ainda assim consegue fazer sentido, fazer sentir”. A segunda surpresa da noite é versatilidade e a musicalidade de Júlia Vargas. Uma aposta de Milton Nascimento, “Júlia Vargas é dona de uma gloriosa voz. Nos últimos anos tenho visto poucas cantoras com tanto potencial como o da Júlia. Ela vai dar muito o que falar”.

Para a noite de encerramento do Festival, no domingo (9), Ana Vilela, autora de “Trem-Bala”, que circula em milhares de celulares, através do aplicativo WhatsApp, e alcançou um sucesso impossível de se contar, ao ser interpretada por Gisele Bündchen. E para a despedida do Festival, o carioca Rubel, sucesso no Youtube, com mais de 3,6 milhões de visualizações, apresenta canções de seu álbum autoral e independente Pearl.

Serviço
Festival “Sai da Rede”
Onde: Teatro I do CCBB Brasília (SCES Trecho 2)
Quando: Sábado (25) Mahmundi e Rico Dalasam, às 20h.
Domingo (26)Tássia Reis e Flora Mattos, às 19h.
Sábado (8) 13.7 e Júlia Vargas, às 19h.
Domingo (9) Ana Vilela e Rubel, às 19h.
Ingressos: R$ 10,00 (meia-entrada)
Informações: (61) 3108-7038.
Classificação indicativa: Livre

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado