Menu
Entretenimento

Brasília sedia Semana Árabe de 26 a 29 de setembro

Arquivo Geral

25/09/2018 18h25

Divulgação

De 26 a 29 de setembro acontece ena capital a Segunda Semana Árabe, com uma série de atividades culturais gratuitas na Biblioteca Nacional de Brasília. Após o sucesso da primeira edição do evento em 2014, a ideia é estimular um movimento pela valorização da história e da cultura árabe, destacar pessoas e associações engajadas na difusão dessa cultura e dar espaço para expressões culturais e artísticas do mundo árabe, chamando a atenção para este numeroso grupo que em muito contribui para a formação sociocultural brasileira.

Todas as atividades realizadas na Biblioteca Nacional de Brasília serão gratuitas e abertas aos visitantes a partir desta quarta-feira, dia 26. Nesse dia, após as 14h, o segundo andar do edifício será tomado por atividades que vão desde apresentações de música e dança, passando por palestras, rodas de conversa, exibição de filmes, contação de histórias para crianças, além da exposição De Córdoba a Granada: Detalhes de Uma Presença Árabe na Andaluzia, com fotos de Nick Elmoor.

Ao longo de toda a Semana Árabe, os visitantes poderão conferir o Espaço Khalil Gibran, montado em homenagem aos 135 anos de nascimento do escritor libanês. Neste espaço, será possível ler alguns de seus livros, saborear um chá e escutar boa música, além de conhecer mais sobre sua biografia.

O Icab também vai promover outros dois eventos que completam essa programação: a Feira da Diversidade Culinária Árabe, no dia 22 de setembro, e o jantar de encerramento da Semana Árabe, repleto de apresentações e artistas convidados. Os ingressos para o jantar são limitados e custam R$150.

Atrações

Exposição De Córdoba a Granada: Detalhes de Uma Presença Árabe na Andaluzia: de 26 de setembro a 12 de outubro. Visitação: Quarta a sexta, das 14h às 20h, sábado, das 9h às 14h.

Córdoba e Granada, outrora chamadas de Qur?uba e Gharn??ah, foram duas das inúmeras testemunhas de um período conhecido como al-Andalus e que se estendeu por quase 8 séculos na Península Ibérica. Mais especificamente, poderíamos dizer que representam o início e o fim dessa presença árabe na região. A proposta de dedicar uma exposição a Córdoba e à Alhambra durante a Segunda Semana Árabe pauta-se no fato de que as fotografias aqui apresentadas fizeram parte da exposição Fragmentos de Utopias, que contou com o apoio do Icab, que adquiriu parte da mostra e agora apresentará 20 dos 76 quadros que puderam ser visitados entre abril e junho de 2018 no Museu Correios. Com fotos assinadas por Nick Elmoor e curadoria de Patrícia Elmoor, a exposição também foi tema de um pôster apresentado no maior evento sobre mundo árabe da atualidade, Wocmes 2018, realizado em Sevilha em julho deste ano.

Mahur Trio: 28 de setembro, às 19h

O Mahur Trio é formado pelos músicos Pedro Rebello, Natalia Trigo e Arash Azadeh e dedica-se à música modal do Mediterrâneo e Oriente Médio. Apresenta um repertório multicultural proveniente de diversas tradições musicais e cantado em cinco diferentes idiomas: árabe, grego, turco, ladino e farsi. O conjunto traz aos palcos variados timbres oriundos de instrumentos tradicionais, tais como lavta (alaúde turco), nay (flauta oriental), kamancheh (viola persa), setar (citara persa) e bendir (percussão).

Ópera – Abu Hassan: 28 de setembro, às 18h30

O programa é dirigido por Irene Bentley, cantora lírica e professora da Universidade de Brasília (UnB). Irene trouxe para o público da cidade, no primeiro semestre de 2018, o singspiel Abu Hassan, que contou com o apoio do Icab e cuja história se baseia em um episódio de As Mil e Uma Noites. De autoria do compositor alemão Carl Maria von Weber, esta peça musical é marcada por fortes referências ao mundo árabe.

Mostra de Cinema Árabe: de 26 a 29 de setembro

A Última Estação – 26 de setembro – Horários: 15h e 17h

O Profeta – 27 de setembro – Horários: 15h e 18h

A Palestina Brasileira- 28 de setembro – Horários: 14h30 e 16h

O Profeta; A Palestina Brasileira; A última estação – 29 de setembro – Horário: 9h às 14h

Contação de histórias para crianças: de 26 a 29 de setembro. Horário: Quarta a sexta, das 14h às 15h, sábado às 10h.

Realizada por Nilva Bello, a atividade contará com narrações de contos clássicos extraídos das Mil e Uma Noites e conhecidos por adultos e crianças de todo o mundo, tais como Aladim e a lâmpada maravilhosa, Ali Babá e os quarenta ladrões, entre outros.

Espaço Khalil Gibran: de 26 a 29 de setembro. Horário: Quarta a sexta, das 14h às 20h, sábado das 9h às 14h.

Trata-se de uma tenda montada para homenagear os 135 anos de nascimento do escritor libanês, autor de importantes obras, entre elas O Profeta. Neste espaço, será possível ler alguns de seus livros, saborear um chá e escutar boa música, além de conhecer mais sobre sua biografia.

Rodas de conversa e palestras: de 26 a 28 de setembro. Horário: 17h às 19h – programação completa no site do evento.

Os temas são diversificados e vão desde a culinária árabe, passando pela questão palestina, a contribuição dos árabes para nossa história, entre outros. Contará com a participação de convidados especialistas nos assuntos elencados.

Apresentações de dança e oficinas com grupos e artistas convidados: de 26 a 28 de setembro. Horário: de 18h às 20h.

O público poderá conferir apresentações de danças folclóricas e dança do ventre. Além disso, algumas oficinas serão realizadas, onde mulheres poderão aprender um pouco mais sobre a maquiagem árabe, bailarinas e músicos terão a oportunidade de entender mais sobre percussão e o público geral poderá aprender como tocar o “snujs”, címbalos de metal tocados pelas bailarinas enquanto dançam.

Apresentações de música árabe e mediterrânea com grupos e artistas convidados: Banda Kervansarai e Mahur Trio, além de participação de bailarinas e bailarinos convidados, no dia 29 de setembro. Local: Brasília Palace Hotel. Horário: 20h.

Bernardo Bittencourt é alaudista, multi-instrumentista e compositor. Estudou no Be?ikta? Müzik Merkezi (Turquia), Egito, Líbano e Azerbaijão onde se especializou em sistemas musicais étnicos de cada um desses países. Em 2008, criou o grupo “Kervansarai” que explora sonoridades do mundo Árabe, Mediterrâneo e Cáucaso. É um músico que une o tradicional e o contemporâneo através de gêneros que expressam beleza e espontaneidade vislumbrando pontes culturais entre o Brasil e suas origens. O grupo é formado por Bernardo (alaúdes e ganun), Bety Vinyl (derbake e cajón), Hugo Coêlho (violão) e Igor Diniz (contrabaixo).

Diversidade e gastronomia: 22 de setembro. Local: Instituto de Cultura Árabe. Horário: 12h às 17h

Além das atividades previstas para ocorrerem na Biblioteca Nacional de Brasília, o Icab também vai promover outros dois eventos que completam essa programação: a Feira da Diversidade Culinária Árabe que será realizada no próprio Instituto, no dia 22 de setembro, e o jantar de encerramento da Semana Árabe, repleto de apresentações e artistas convidados e cujos ingressos, limitados, começarão a ser vendidos no dia 27 de agosto no valor de R$150 pelos telefones 3272-0008 / 3273-3050 / 99824 0503.

Serviço
Data: 26 a 29 de setembro
Local: Museu Nacional da República (Eixo Monumental)
Site: semanaarabe.fearab.org
Informações (61) 3272-0008
 

 

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado