Menu
Entretenimento

Brasília Junina celebra Festa do Boi do Seu Teodoro neste fim de semana

Arquivo Geral

20/06/2018 15h43

Davi Mello/Divulgação

O Circuito Brasília Junina 2018 realiza entre os dias 22 e 24 de junho, a partir das 18h, sua etapa do Paranoá, na Praça da Administração Regional da cidade. Paralelamente, neste sábado (23), o projeto apresenta a Festa do Boi do Seu Teodoro, em Sobradinho, com início às 18h na Sede do Boi (Q-15, Área Especial nº2). Todos os festejos têm entrada gratuita.

Realizada há 55 anos em Sobradinho, a Festa do Boi do Seu Teodoro celebra a cultura do boi-bumbá, típica do estado do Maranhão. O festejo foi criado pelo Mestre Teodoro Freire e foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O grupo criado pelo pioneiro se apresenta em vários estados brasileiros, e reúne as tradições do bumba-meu-boi e do tambor-de-crioula.

A festa foi trazida para o Distrito Federal em 1963 e, desde então, é realizada todos os anos em Sobradinho. Com a morte de Seu Teodoro, em 2012, seus filhos assumiram, em parceria com outros conterrâneos do mestre maranhense, a produção da festa. O produtor cultural, Guarapiranga Freire, filho do idealizador do festejo ressalta o esforço para que a tradição seja mantida. “Carregamos uma história que sofremos muito pra manter, mas seguimos em frente porque é nossa cultura, nossa arte”, diz.

Quadrilhas

Davi Mello/Divulgação

Nos dias 22, 23 e 24 de junho, o Paranoá recebe apresentações de música e de quadrilhas juninas do circuito. Na arena montada para o evento, estarão grupos conhecidos por sua excelência nessa dança típica. Na programação, estão apresentações de integrantes da Liga Independente das Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (LINQ-DFE). No sábado (23) e domingo (24), haverá shows com o Trio Nordeste e Paulinho do Forró.

Durante o circuito, além dos grupos de dança da LINQ-DFE, também se apresentam os que integram a União Junina. Todos eles somam pontos durante as etapas do Brasília Junina. Os que alcançarem melhor pontuação se consagram campeões e ficam aptos para representar o DF em concursos nacionais. Até o fim do circuito, 40 quadrilhas e 15 grupos musicais se apresentam dentro da programação. A escolha dos artistas foi realizada por meio de edital público.

Sobre o Circuito Brasília Junina

O Circuito Brasília Junina 2018 é realizado pelo Imaginário Cultural em parceria com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal. De 15 a 17 de junho foi a vez de Ceilândia receber os festejos. Após passar por Sobradinho e Paranoá, o evento será realizado em Águas Lindas de Goiás, São Sebastião, Taguatinga, com programação aos fins de semana até 29 de julho.

A série de festejos tem a missão de mapear, valorizar e fomentar a cadeia produtiva dos grupos de cultura popular que promovem a tradição das festas juninas no DF e Entorno. Em cada cidade que recebe o circuito é montada a Arena Brasília Junina. A estrutura abriga artistas e público com área para apresentações de dança e música, praça
de alimentação com comidas típicas e espaço para expositores de artesanato.

Serviço:
Circuito Brasília Junina 2018 – Etapa Paranoá
22, 23 e 24 de junho, a partir das 18h
Na Praça da Administração Regional do Paranoá (Área Especial nº 01)
Entrada franca
Informações: 3013-1610
Classificação livre

Festa do Boi do Seu Teodoro
23 de junho, sábado, a partir das 18h
Na Sede do Boi do Seu Teodoro (Q-15, Área Especial nº 2, Sobradinho-DF)
Entrada franca
Informações: 3013-1610
Classificação livre

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado