Menu
Entretenimento

Brasília Junina abre programação em Ceilândia neste fim de semana

Arquivo Geral

14/06/2018 9h41

Geolando Gomes/Divulgação

Começam nesta sexta-feira (15) os festejos do Circuito Brasília Junina 2018. A primeira cidade do DF e Entorno a receber as atrações é Ceilândia, nos dias 15, 16 e 17 de junho, na Praça do Trabalhador com abertura todos os dias às 18h e entrada gratuita. O evento celebra o melhor das tradições juninas com quadrilhas e grupos de forró e música regional. Além de Ceilândia, até 29 de julho, Paranoá, Sobradinho, Águas Lindas de Goiás, São Sebastião, Taguatinga e Samambaia recebem a arena do Brasília Junina nos fins de semana.

A série de festejos tem a missão de mapear, valorizar e fomentar a cadeia produtiva dos grupos de cultura popular que promovem a tradição das festas juninas no DF e Entorno. Em cada cidade que recebe o circuito é montada a Arena Brasília Junina. A estrutura abriga artistas e público com área para apresentações de dança e música, praça de alimentação com comidas típicas e espaço para expositores de artesanato. O Circuito Brasília Junina 2018 é realizado pelo Imaginário Cultural em parceria com a Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Ponto alto do circuito, as apresentações de quadrilhas juninas levam às arenas a excelência de grupos do DF e Entorno que encantam o público país afora nesta época do ano. Até o fim do evento, 40 quadrilhas e 15 grupos musicais se apresentam dentro da programação. A escolha dos artistas é realizada por meio de edital público.

No primeiro fim de semana, a festa de Ceilândia recebe 25 apresentações de grupos da Liga Independente das Quadrilhas Junina do Distrito Federal e Entorno (LINQ-DFE). Os grupos de dança da LINQ-DFE e da União Junina somam pontos durante as etapas apresentadas no Brasília Junina. Os que tiverem melhor pontuação se consagram campeões e ficam aptos para representar o DF em concursos nacionais.

Foto: Geolando Gomes/Divulgação

55 anos de tradição

Além das quadrilhas, no dia 23 de junho, o circuito celebra a tradicional festa Boi de Seu Teodoro, realizada há 55 anos em Sobradinho (DF). O festejo foi criado pelo Mestre Teodoro Freire e é Patrimônio Cultural Imaterial do DF. O grupo criado pelo pioneiro se apresenta em vários estados brasileiros, reúne as tradições do bumba-meu-boi e do tambor-de-crioula.

SERVIÇO

Circuito Brasília Junina 2018 – Etapa Ceilândia
De 15 a 17 de junho, a partir das 18h
Praça do Trabalhador (Setor M, QNM 13)
Entrada gratuita
Classificação livre
Informações: (61) 3013-1610

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado