Menu
Entretenimento

Banda brasiliense Stoyca lança novo clipe em show no Zepelim

Arquivo Geral

15/02/2019 17h48

Atualizada 16/02/2019 0h18

Foto: Thaís Mallon/Divulgação

Pollyana Fonseca
[email protected]

Misturando jazz, hip hop, samba e MPB, a banda brasiliense Stoyca lança, neste sábado (16), em show no Zepelim Hamburgueria Artesanal (Guará II), o clipe do novo single Alongamento. Presente no primeiro álbum Ninguém Estava Aqui (2016), a música trata o esgotamento do indivíduo pelo cansaço e a experiência vivida pelo vocalista Jorge Verlindo.

“A ideia me ocorreu durante esse processo, queria compor alguma coisa que fosse um retrato da situação para eu não esquecer”, conta. O cantor adquiriu a Síndrome de Burnout – doença resultante do acúmulo excessivo de trabalho -, levando a exaustão física, emocional e mental, e a canção foi criada nesse momento. Outra influência foi o ensaio Sociedade do Cansaço, do filósofo coreano Byung-Chul Han, que traz as mesmas reflexões sobre quanto o coletivo não deixa o indivíduo descansar pela pressão de ser excelente.

Alongamento. Foto: Isabelle Araújo/Divulgação

Durante pouco mais de cinco minutos, o vídeo mostra diversas pessoas entrando em um teatro e trocando de roupa lentamente. O propósito é mostrá-las se refugiando naquele local e fugindo da pressão do mundo moderno, além de demonstrar que descansar é um ato de se despir das coisas. “A gente queria um clima pacífico, que transmitisse paz”, comenta Verlindo. Para chegar nessa atmosfera, o clipe é em preto e branco.

O palco utilizado pertence à Escola de Música de Brasília e, para o vocalista, o teatro é um dos mais bonitos da capital, tem um aspecto antigo, que parece do início do século, além de compor a ideia de ilegalidade. “[Descansar] é uma atitude clandestina, não é bem visto, é como se você não fosse bem sucedido”. E completa: “Queríamos dar ideia de um lugar clandestino, como se descansar fosse uma coisa fora da lei”.

No clipe também há uma coreografia, assinada por Edi Oliveira, do grupo Dança Pequena. A dança expressa a libertação da pessoa do cansaço e veicula sentimento. “Quando eu pensei no clipe, pensei como se o descanso fosse veiculado por uma linguagem”, explica Jorge Verlindo. E tem um segredo: dado momento da coreografia, os atores entram em formato de triângulo e quando o primeiro faz um movimento e acaba, o segundo repete e assim por adiante, dando a ideia de onda, como “se aquelas pessoas estivessem se ajudando”.

Carreira
Na estrada há três anos, a banda Stoyca, composta ainda por Walter Cruz (teclado), Arthur Lobo (baixo), Adriah (guitarra) e Caio Fonseca (bateria), tem na bagagem um álbum, Ninguém Estava Aqui, lançado em 2016, e dois EP, Stoyca e Formas de Voar, de 2015 e 2018, respectivamente. Ainda em 2019, o grupo pretende lançar duas músicas descritas como “bem interessantes” pelo vocalista Jorge Verlindo e em abril os clipes da faixas serão liberados.

Serviço

Lançamento do Videoclipe Alongamento, da banda Stoyca
Local: Zepelim Hamburgueria Artesanal (Guará II)
Data: 16 de fevereiro (sábado), às 21h
Ingressos: R$ 10
Mais informações: (61) 3208-6623
Não recomendado para menores de 12 anos

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado