Menu
Entretenimento

Animações invadem a Caixa Cultural

Arquivo Geral

27/04/2017 8h02

Atualizada 26/04/2017 22h45

Divulgação

Ícaro Andrade
[email protected]

Brasília recebe até domingo a 6ª edição do Festival Internacional Brasil Stop Motion 2017, sediado na capital pela primeira vez. O evento acontece na Caixa Cultural, onde exibe filmes e realiza oficinas dedicados a essas técnicas de animação. São 70 curtas-metragens divididos em três mostras, sendo duas competitivas, seis nacionais e dezenas de produções internacionais. A entrada é franca.

O festival traz sessões da mostra competitiva, sempre às 20h. Além de duas oficinas de stop motion, ambas com duração de seis horas, com participação de até 15 pessoas. Amanhã quem se diverte é a criançada, que coloca a mão na massa em uma oficina com duração de 4 horas, com o intuito de ensinar na prática o campo animado do stop motion.

Já no domingo, a programação infantil segue a partir das 16h, com várias produções. Com quase sete minutos de duração, a produção nacional A Velha e o Mar… e a Batedeira é um dos destaques do dia.

Dirigido por Rosana Van Der Meer e co-direção de Fabrício Tacahashi, o curta narra as aventuras de uma senhora que tenta atravessar um rio transformando a batedeira de casa em um motor de barco. “É uma história de superação que irá agradar a todos os públicos, independentemente de idade. O curta traz uma mensagem de esperança, busca e anseio. As pessoas vão gostar”, promete Rosana Meer.

Nesta edição, o Stop Motion mistura inovação e inclusão. A oficina AnimaLibras, que acontece hoje, das 9h às 12h, é voltada para pessoas surdas com interesse em animação. Na oficina são abordadas técnicas de stop motion e o pixilation, prática que consiste em fotografar atores quadro a quadro, trazendo imagens que – quando exibidas em sequência – dão vida à animação. Para participar é necessário se inscrever no site do festival e ter ao menos 13 anos de idade.

Para as pessoas com deficiência visual estão programados 54 minutos de filmes, nacionais e estrangeiros, com audiodescrição.

Serviço

Festival Internacional Brasil de Stop Motion

Até domingo. Na Caixa Cultural Brasília (Setor Bancário Sul). Entrada franca. Informações: 3206-6456. Programação completa, incluindo horários das oficinas e exibição dos curtas, pode ser acessada em brasilstopmotion.com.br. Classificação indicativa varia de acordo com o filme.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado