Menu
Entretenimento

5 cuidados para curtir o carnaval com os pets

Arquivo Geral

05/02/2018 13h32

Lionel Falcon/Divulgação

Blocos, bailes e desfiles de fantasias. O carnaval também tem programação para quem quer brincar junto com os pets. Mas, para se divertir sem comprometer a saúde dos melhores amigos, é importante tomar alguns cuidados. “As pessoas precisam ficar atentas a questões como hidratação, sol forte, aglomerações, som alto, além do cuidado com fantasias e adereços, já que alguns produtos podem comprometer a saúde dos pets”, explica a veterinária Karina Mussolino, gerente de clínicas da Petz. Ela aponta algumas dicas de bem-estar para os bichinhos caírem na folia:

1 – Escolha fantasias confortáveis

Na hora de montar o look dos pets, procure fantasias que não tapem os olhos, não dificultem a locomoção ou que sejam apertadas. “Para certificar-se do tamanho, basta sempre medir três dedos entre a roupinha e o corpo do pet, principalmente, na região do pescoço”, ensina a veterinária.

O melhor é sempre optar por tecidos leves que favoreçam a circulação de ar. Para os bichinhos que não gostam de colocar roupinhas, uma opção são os adereços mais simples, como bandanas, laços, gravatinhas e até adesivos próprios para eles. Mechas e reflexos só devem ser feitos com profissionais especializados.

Outra dica da veterinária é colocar fitas refletoras nas roupinhas dos bichos de estimação para que motoristas, motoqueiros ou ciclistas possam enxergá-los a distância, principalmente à noite.

2 – Atenção ao sol e à hidratação

Ao participar de blocos de rua, bailes, concursos ou desfiles a céu aberto, os tutores precisam tomar cuidado também com o horário. A Dra. Karina explica que, debaixo de sol forte, os pets correm o risco de ter hipertermia – que é quando a temperatura corporal sobe excessivamente. “Por isso, o melhor é não expor o pet diretamente ao sol, por períodos prolongados, entre 10 e 16 horas, que é quando as temperaturas estão mais altas durante o dia”, recomenda.

Levar garrafinhas d’água para que eles possam ingerir líquido em intervalos regulares. Também busque sempre caminhar perto da sombra, para evitar queimaduras nas patinhas. Além disso, também é fundamental utilizar protetor solar específico para os pets nas orelhas, focinho e barriga, principalmente nos de pelagem clara, que apresentam maior risco de desenvolver câncer de pele.

“Todas essas medidas evitam o risco de problemas como insolação, queimaduras, entre outros, o que, claro, é muito importante para o bem-estar dos pets que participarem da folia”, orienta a Dra. Karina.

3 – Barulho tem limite

O som dos blocos e bailes costuma ser alto, o que pode assustar ou incomodar os pets, já que possuem capacidade auditiva maior do que a nossa. “Por isso, se possível, é sempre melhor optar por eventos mais tranquilos ou próprios para animais. Nestes ambientes, é mais fácil evitar o desconforto dos bichinhos”, aconselha.

4 – Multidão com segurança

Muitos pets não estão acostumados com multidões e podem estranhar ambientes com muita gente e até com outros animais. “De qualquer maneira, o uso de guias e coleiras é indispensável, seja qual for a situação. Afinal, esses acessórios evitam que os pets se percam dos donos ou entrem em conflito com outros bichinhos”, afirma a Dra. Karina.

5 – Vacinação em dia

Fundamental estar com a carteira de vacinação em dia, pois ele vai ter mais contato com outros pets, além das chuvas desta época do ano, que podem trazer risco de leptospirose.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado