Menu
Entretenimento

17ª edição do Móveis Convida reúne nomes conhecidos e revelações

Arquivo Geral

31/08/2016 7h00

Atualizada 30/08/2016 23h01

Lee Ranaldo (ex-Sonic Youth) é um dos convidados desta edição

Larissa Galli
[email protected]

Grande nomes da música independente se reúnem em Brasília a partir de amanhã na 17ª edição do festival Móveis Convida. Os brasilienses da banda anfitriã, Móveis Coloniais de Acaju, recebem artistas de peso como a atração internacional Lee Ranaldo (ex-Sonic Youth), que faz apresentação acústica solo. Os queridinhos Marcelo Jeneci e Thiago Pethit também estão no line-up, que conta com novos nomes, como a paulista Francisco, El Hombre e os goianos do Carne Doce. As apresentações acontecem até o dia 11 de setembro, no Complexo Dulcina (Setor de Diversões Sul).

O evento de abertura e coletiva de imprensa para o lançamento do festival já começa com show. O primeiro encontro acontece amanhã na República do Rock (Vicente Pires). Na programação da noite, shows das bandas Passo Largo, Judas e Brvnks (GO).

O paulista Marcelo Jeneci é uma das principais atrações do festival. Buscando conectar a plateia com suas canções, ele apresenta a turnê do seu último disco, De Graça, no dia 10 de setembro. Apesar de possuir discos distribuídos por gravadoras, Marcelo se considera parte do cenário da música independente. “Existe uma inteligência e autonomia na música independente que eu gosto de usufruir. Acredito muito na democratização e na horizontalidade desse tipo de produção musical”.

Estreia com o pé direito

Pela primeira vez em Brasília e estreando o primeiro disco, Francisco, El Hombre também marca presença no festival. Formado por 5 músicos, o grupo produz uma mescla de influências latino-americanas, com batuques e percussão.

Para o vocalista e violinista da banda Mateo Piracés-Ugarte, vai ser uma honra apresentar o show do novo CD, Soltasbruxa, no evento. “Nosso disco contém uma carga política bem forte e vai ser bem simbólico estreá-lo em Brasília, o centro político do País, principalmente no período atual”, relata. Francisco, El Hombre se apresenta no dia 10 de setembro, no Complexo Dulcina.

Para completar a programação, o festival organiza, no dia 9, a segunda edição da festa Afete-se, com atrações como Thiago Pethit e Tássia Reis – rapper responsável pela representatividade feminina e negra do evento.

O festival termina no dia 11, em São Sebastião, com apresentação de um grupo de meninas rappers da Casa Frida, uma entidade de cultura popular que busca desenvolver o lado artístico da juventude.

Diversidade e programação paralela

Caracterizado pela mistura de estilos musicais, a programação do festival é marcada pela diversidade. Além disso, a extensa programação do Convida foi pensada com o intuito de fomentar a produção musical independente, que será difundida por todo o Distrito Federal. Para isso, o evento é formado por três eixos: Convida nas Escolas, Movimentando a Cena e o Arena Convida. Além disso, esta edição conta com o Convida PRO, uma programação paralela de palestras sobre o mercado da música.

Organizador do festival e baixista do Móveis Coloniais, Fábio Pedroza conta que esta edição é o “festival dos sonhos”, planejado no formato que sempre desejou. “Serão mais de 70 shows descentralizados. O incentivo do Fundo de Apoio à Cultura permitiu que a gente expandisse as ações do festival para regiões administrativas como Gama, São Sebastião e Taguatinga”, explica. A ideia da organização é usar o suporte do evento para apoiar projetos locais já existentes.

Serviço:

Móveis Convida

De amanhã a 11 de setembro. No Complexo Dulcina (Conic – Setor de Diversões Sul). Ingressos a partir de R$ 15. Para mais informações e programação completa, acesse moveisconvida.com.br. Não recomendado para menores de 18 anos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado