Menu
Brasília

Vídeos registram atos de vandalismo no Ministério da Cultura

Arquivo Geral

25/05/2017 20h31

Foto: Reprodução

Vídeos do circuito interno registraram os atos de vandalismo ocorridos contra o edifício sede do Ministérios da Cultura (Minc) durante a manifestação ocorrida nessa quarta-feira (25). Manifestantes mascarados aparecem atacando o andar térreo por mais de 30 minutos sem qualquer reação de forças de segurança.

Os ataques tiveram início por volta das 14h30. Computadores, mesas, cadeiras e elevadores foram depredados. Houve princípio de incêndio na Biblioteca do Minc – que acabou de ser restaurada e seria inaugurada em poucos dias. Bombeiros civis do ministério contiveram o fogo no local, onde também funciona o Ministério do Meio Ambiente.

O MinC lamentou os atos de vandalismo e depredação. Vidros foram quebrados, Devido à necessidade de se realizar perícia técnica no edifício, o ministério informou que não haverá expediente no local, hoje e amanhã (26). Após o resultado final da perícia, será divulgado um balanço do prejuízo causado.

Organizadores podem ser responsabilizados

A Advocacia-Geral da União (AGU) emitiu nota informando que pediu urgência no retorno dos ministérios para que seja informado o balanço dos danos ocorridos por conta das manifestações de ontem em Brasília.

Somente depois que tiver todo o levantamento das pastas é que o órgão irá ajuizar ação que vai cobrar o ressarcimento aos cofres públicos contra os organizadores do protesto, ou seja, as centrais sindicais. “O objetivo é obter subsídios para o ajuizamento de uma ação que buscará a reparação pelos danos ao patrimônio público. Poderão ser responsabilizados os organizadores e demais agentes identificados pela polícia”, explica a nota. “O processo será aberto com a conclusão do envio de informações por parte dos órgãos que tiveram suas instalações danificadas.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado