Menu
Brasília

Vídeo: sem atendimento, mulher dá à luz em cadeiras do Hospital do Gama

Arquivo Geral

17/11/2018 21h25

Foto: Kleber Lima/Jornal de Brasília

Ana Lúcia Ferreira
[email protected]

Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra uma mulher em trabalho de parto no bancos de metal do pronto-socorro do Hospital Regional do Gama (HRG). O caso ocorreu na última quinta-feira (11) e teve milhares de compartilhamentos na web.

Na gravação é possível ver que o responsável pela filmagem, questiona a ausência de atendimento à mulher. Enquanto o vídeo é feito, há gritos por pedidos de ajuda e o homem chama a atenção de uma profissional de saúde para o que acontece. A mulher, aparentemente, enfermeira tenta colocar a mão na frente do aparelho para impedir a gravação.

Após o chamado, ela vai até o local onde a gestante é ajudada por outras três mulheres e, antes de calçar as luvas, o bebê nasce. Nas imagens, ainda é possível ouvir uma outra mulher, aos gritos, dizer que “isso não se faz. É desumano”. A mulher ainda questiona que a escala informa a presença de quatro médicos em atendimento, porém, ela diz: “onde é que tem?”.

Por fim, as imagens registram a presença de policiais militares, que chegam ao local. A mulher, ainda alterada, diz que “antes, não apareceu ninguém para atender”.

Versão Oficial

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que o Hospital Regional do Gama estava operando em sua capacidade máxima no dia em que o vídeo foi gravado. De acordo com a pasta, os atendimentos foram realizados de acordo com a urgência dos casos.

Sobre a gestante, a secretária informou que ela foi acolhida, inicialmente, no Hospital Regional de Santa Maria. E que, neste atendimento, a mulher já havia entrado em trabalho de parto, porém, não aguardou o atendimento e se dirigiu ao Hospital Regional do Gama. Portanto, por este motivo, não houve tempo hábil para realizar o atendimento adequado.

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado