Menu
Brasília

Vendido no DF, suplemento com droga proibida causa dependência e depressão

Arquivo Geral

12/07/2018 19h16

Substância apreendida pela Polícia Civil. Foto: Divulgação/PCDF

Ana Clara Arantes
[email protected]

Operação da Polícia Civil revelou a venda no DF de um suplemento alimentar acrescido de substância psicotrópica. O clobenzorex tem efeito estimulante, mas pode causar dependência física ou psíquica. O produto ao qual a droga foi inserida era anunciado pelos vendedores como  termogênico fitoterápico, procurado por quem quer emagrecer.

Durante ação policial deflagrada nesta quinta-feira (12), equipes cumpriram nove prisões em flagrante. Dessas, três são temporárias. Houve ainda 27 mandados de busca e apreensão em várias regiões do DF.

A PCDF passou a investigar a venda do produto a partir de uma ocorrência registrada em fevereiro. O denunciante chegou ao anúncio de um produto na internet chamado Slim 3X – remédio para emagrecimento. Interessado no item, o homem se encontrou com o vendedor, mas estranhou a forma de entrega.

“O vendedor abriu o porta-malas do carro, pegou o frasco e, dentro de uma caixa maior, tirou outra caixa menor onde estava guardado o produto”, detalha o delegado Wisllei Salomão, coordenador da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Propriedade Imaterial e a Fraudes (Corf).

Desconfiança
O comprador achou o fato estranho e passou a desconfiar da procedência do produto. “Ele leu rótulo e verificou o nome do suposto químico responsável. Em uma pesquisa na internet, constatou que em 2017 houve o fechamento de uma fábrica clandestina em Goiânia (GO), que trabalhava com clobenzorex. O nome desse químico foi usado de forma ilícita”, constata Salomão.

O consumidor procurou a delegacia devido à desconfiança. O item comprado foi encaminhado ao Instituto de Criminalística, que,  por meio de exames, constatou a presença do clobenzorex. As investigações, então, focaram nas pessoas que vendiam esses produtos na capital.

A Justiça expediu 27 mandados de busca e apreensão, cumpridos em 17 residências e comércios.  No total, 17 pessoas foram investigadas. “As provas confirmaram a comercialização por parte de três delas, que tiveram a prisão temporária decretada. Para os demais, não houve provas suficientes que comprovassem a materialidade da denúncia”, explica o coordenador da Corf.

Substância apreendida pela Polícia Civil na Operação Termogênico. Foto: Divulgação/PCDF

Apreensão
A Operação Termogênico apreendeu 210 frascos de clobenzorex e 106 de anabolizantes. O valor vendido por cada produto é equivalente a R$ 180. Os suspeitos alegaram que desconheciam a presença de qualquer substância ilegal nos produtos. Eles vão responder pelo crime de tráfico de drogas. Se forem condenados, a pena é de cinco a 15 anos de reclusão.

Salomão aponta que entre os efeitos da droga estão tontura, taquicardia e depressão. De acordo com ele, quando um consumidor questionou um  vendedor, obteve como resposta: “Você acha que tudo é natural?”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado