Menu
Brasília

Upcycling: saiba mais sobre essa tendência

Jornal de Brasília

03/09/2018 11h39

Upcycling é um termo contrário a downcycling. Mas o que seriam os dois termos?

Downcycling é a reciclagem de materiais para transformar em um produto de menor valor e qualidade inferior ao original.

upcycling, por ser o oposto, é a transformação de materiais recicláveis em produtos de igual ou melhor qualidade e com valor ambiental maior. O conceito dos dois consiste na reciclagem de materiais, produção de menos resíduos degradantes ao meio ambiente gerando novos objetos de forma sustentável.

É uma tendência que ganha cada vez mais espaço e produz uma Economia Circular, que significa uma preocupação na maneira de consumir, no design dos produtos e no uso de suas matérias-primas.

Muitas pessoas têm se especializado em upcycle, como Kathi Barrego, uma artista que se aperfeiçoou na reciclagem de metal. Juntamente com o marido carpinteiro, os dois tiveram a ideia de produzir um banco utilizando madeira e a porta quebrada de um carro antigo do pai de Kathi. O resultado é o Chevrolet Banco de Jardim 1.0 abaixo.

Pensando na proposta de transformar resíduos em produtos com design de qualidade, foi lançado em Brasília, o 1? Concurso de Ideias: Mobiliário + Upcycling, uma realização do Estúdio Contextura Arquitetura e Urbanismo Eireli. As inscrições começam dia 23 de setembro e vão até 11 de novembro de 2018. Estudantes de arquitetura e urbanismo, design e tecnologia moveleira de nível superior e técnico podem participar de forma individual ou em equipe de 2 a 3 participantes.

O projeto consiste em estimular à criação de um móvel a partir de resíduos descartados pelas empresas patrocinadoras do concurso: Claramar – Mármores e Granitos, Planalto Vidros Especiais e Qmob. Insumos que podem ser reaproveitados de maneira sustentável.

Será aceita a confecção de cadeiras, mesas, cômodas e/ou aparadores, criados ou luminárias com pedras ornamentais, vidro e painéis de madeira triturado tipo MDF (Medium Density Fiberboard). Os estudantes inscritos deverão enviar seus projetos, que serão submetidos a uma comissão julgadora para a seleção dos 10 melhores.

A próxima fase compreende a execução dos protótipos dos finalistas individuais ou em equipes, que poderão contar com a ajuda de um professor orientador de sua escolha.

No dia 22 de janeiro de 2019, será a cerimônia com a divulgação do projeto campeão, onde o vencedor (ou equipe) e seu professor orientador receberão como prêmio uma quantia em dinheiro. Todos os finalistas receberão certificados de participação emitidos pelo estúdio organizador do concurso.

Para saber mais informações sobre regulamento e cronograma, acesse o site do Concurso de Ideias: Mobiliário + Upcycling.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado