Menu
Brasília

UnB investiga pichação com alusão a massacre nos Estados Unidos

Arquivo Geral

18/10/2018 18h50

Reprodução/Twitter

Raphaella Sconetto
[email protected]

A porta de um dos banheiros da Universidade de Brasília (UnB) foi pichada com uma ameaça de massacre, caso o candidato à presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, ganhe as eleições. O caso veio à tona nesta quinta-feira (18) e a imagem que mostra a pichação viralizou nas redes sociais. A instituição enviou o caso à Polícia Federal.

Em nota, a UnB não deu detalhes do acontecimento. Apenas informou que a pichação, que dizia “se o Bolsonaro for eleito, é Columbine na UnB!”,  não foi identificada pela equipe de manutenção da universidade.

“A Administração Superior tomou conhecimento da pichação por meio de fotografia postada em mídias sociais. Desde então, a Universidade vem investigando o caso, sem que hajam dados até o momento a serem divulgados”, apontou a UnB.

Nas redes sociais, a UnB respondeu o garoto que informou sobre a pichação. “A @unb_oficial repudia atos de vandalismo como esse, especialmente pelo seu conteúdo ameaçador à comunidade universitária. O post foi levado à consideração da Administração Superior, para que sejam tomadas as medidas cabíveis”, respondeu, no Twitter.

Ainda conforme a universidade, o caso foi reportado à Polícia Federal. A corporação, por sua vez, ainda não respondeu aos questionamentos da reportagem.

Reprodução/Twitter

Livros rasgados

A pichação foi vista duas semanas depois que cinco livros com a temática de Direitos Humanos foram encontrados rasgados propositalmente na Biblioteca Central do Estudante (BCE). A Polícia Federal também está responsável pela investigação.

Conforme o Jornal de Brasília mostrou, os casos estariam ocorrendo desde o início do ano e pareciam isolados, mas, dessa vez, atingiram cinco obras de uma vez só e chamaram a atenção. Páginas foram arrancadas em trechos que falam sobre o fim da ditadura militar e da luta por direitos. Para a administração, os casos foram propositais.

A identificação dos responsáveis, no entanto, deve ser difícil. O sistema de monitoramento da instituição não chegam às estantes de onde foram tirados os livros. Também não há cadastro das pessoas que entram ou saem dali – apenas quando tiram as obras da biblioteca. Os livros devem ser restaurados.

Ataque a Columbine

No dia 20 de abril de 1999, os adolescentes Dylan Klebold e Eric Harris entraram na escola que estudavam, na cidade de Littleton, Colorado, e abriram fogo contra estudantes, professores e funcionários. O ataque durou cerca de uma hora e terminou com 13 mortos, além do suicídio da dupla.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado