Menu
Brasília

Um jantar mais que especial

Redação Jornal de Brasília

17/05/2019 6h29

Projeto Prisma. Foto: Henrique Kotnick/Jornal de Brasília

Na última terça-feira (14), aconteceu uma noite leve e carregada de amor para um grupo de jovens e suas famílias. Os alunos, portadores de necessidades especiais, fazem parte do Projeto Prisma e há cerca de dois meses participam de aulas culinárias no Restaurante Oliver. Eles foram os responsáveis por fazer o jantar da noite.

Ana Paula, Ian, Vitória, Gabriel, Flávia e João Victor são alunos da professora Leilah Neme na escola Pater Hominis, que desenvolve uma atividade semanal com os seis jovens para que se sintam cada vez mais inseridos e preparados para a sociedade. São oferecidas a eles aulas de educação física, matemática, oficina de artes, culinária e jardinagem.

As aulas de culinária começaram logo após o início do projeto, João Vitor que é filho de Leilah e cozinheiro do restaurante Oliver, levou a ideia da oficina ao Chef Diego e ao dono do local Rodrigo Freire, que abraçaram a causa e cederam uma das cozinhas do restaurante para que as aulas acontecessem. Na oficina culinária os jovens especiais aprenderam a cozinhar massas, cookies, bolos, sucos, milk-shakes, ovos de páscoa, além de todo o cardápio feito na noite do jantar.

Professor João Vítor com os alunos Flávia e Ian. Foto: Henrique Kotnick/Jornal de Brasília
João Vítor, Vitória, Gabriel, Ian, ANa Paula e Flávia com monitoras do projeto.
Foto: Henrique Kotnick/Jornal de Brasília

“O João Vitor, ele me inspira por causa da culinária, ele cozinha bem, bem, bem. A mãe dele também é muito especial, ela é muito legal!”, disse Ian sobre João Vitor, que os instrui durante as aulas no restaurante.

Durante o preparo dos pratos, em uma conversa com todos eles, cada um disse o que mais gostava de cozinhar e estudar. Contaram sobre o relacionamento entre eles e a amizade que alguns já cultivam há alguns anos, além do carinho pelos professores.

“A tia Leilah é uma ótima mãe pra gente e como professora que eu amo muito na minha vida.” conclui Vitória

Os alunos serviram aos convidados uma entrada de dadinhos de tapioca, prato brasileiro desenvolvido por um chef paulista, com geléia de pimenta agridoce. O prato principal foi macarrão ao molho pesto ou funghi acompanhado de filé mignon. A escolha do molho ficou a gosto dos convidados. A sobremesa escolhida foi brownie com sorvete de creme e calda de morango ou chocolate, servida em uma cerâmica e montada pelos próprios alunos como uma obra de arte.

Alunos do Projeto Prisma com João Vítor. Foto: Henrique Kotnick/Jornal de Brasília

Cada prato foi preparado com muito amor pelos jovens, que se mostraram sempre incansáveis durante o preparo, desde a massa do macarrão até o brownie com nozes servido ao final do jantar. A preocupação com a satisfação dos convidados estava presente em cada um dos cozinheiros, assim como a ansiedade para saber a opinião de quem estava degustando os pratos servidos. Ao final da noite e depois de pais, cozinheiros, professores e convidados satisfeitos com todo progresso até ali, os seis alunos fizeram uma belíssima homenagem à professora e coordenadora do projeto, Leilah Neme. Rosas, palmas e agradecimentos entre abraços foram o desfecho da noite.

Professora e alunos do Projeto Prisma com os seus pais. Foto: Henrique Kotnick/Jornal de Brasília

O projeto Prisma

O Projeto Prisma (Programa de Integração Social Maria Montessori) é desenvolvido especialmente para jovens com necessidades especiais. O projeto teve início depois de pedidos da mãe da aluna Ana Paula, portadora da síndrome de Down, que já fazia aulas com Leilah na Pater Hominis. Depois que Leilah abriu a turma, outras cinco mães decidiram matricular seus filhos para dar continuidade ao desenvolvimento de cada um fora da vida escolar. A Pater Hominis é uma pré-escola regular localizada no Lago Sul, que atende crianças de 2 a 6 anos pelo método Montessoriano, funcionando há 20 anos em Brasília. A escola recebe tanto alunos especiais quanto regulares.

O Projeto é um programa paralelo às aulas de alfabetização oferecidas pela escola e acontece três vezes na semana durante a tarde, somente para alunos com necessidades especiais. As turmas são sempre reduzidas para que cada aluno tenha atenção de acordo com o que precisa, como diz o método de Maria Montessori.

O projeto é novo e de acordo com a demanda de pessoas interessadas, novas turmas serão abertas. Para mais informações, basta entrar em contato com a escola pelo (61) 3367-3912, pelo email [email protected] ou acessando o site http://www.paterhominis.com.br/index.php/pt/.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado