Menu
Brasília

Turista morre afogado ao pular de ponte no Lago Paranoá

Arquivo Geral

22/07/2018 18h46

Myke Sena/Jornal de Brasília

Rafaella Panceri
[email protected]

Um jovem de 23 anos morreu após pular da Ponte Honestino Guimarães neste domingo (22). Morador da cidade de Pelotas (RS), o turista saltou com mais dois amigos — uma moça, de Goiânia, e um rapaz brasiliense. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele se afogou, mas a causa da morte será confirmada pelo laudo do Instituto de Medicina Legal. Os bombeiros tentaram reanimá-lo no local por cerca de uma hora, sem sucesso.

“O grupo combinou de vir ao local por meio das redes sociais. Não sabemos se havia mais pessoas. Três pularam. O afogamento pode ter várias causas, como alimentação, fraturas, lesões medulares e ou mesmo pânico”, explica o major do Corpo de Bombeiros Gildomar Alves.

Os amigos relataram aos militares que tentaram segurar o rapaz e tirá-lo da água após perceberem que ele não reagia, mas o jovem estava desmaiado. Minutos depois, sem forças para conduzi-lo até a margem, chamaram o Corpo de Bombeiros.

Turista morre afogado no Lago Paranoá. Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília

Dois mergulhadores retiraram o jovem da água em cerca de um minuto. A equipe tentou reanimá-lo com massagem cardíaca e injeções de adrenalina durante uma hora, mas ele veio a óbito.

“Eles gritaram por socorro, mas, como estavam distantes da terra firme, ninguém escutava”, diz o major.

Traumatizados, os colegas preferiram não dar entrevista. Os pais de um deles daria a notícia à família, em Pelotas (RS). O casal também não quis conversar com a reportagem.

Diversão e risco
O major Gildomar Alves destaca que não é recomendado saltar de pontes no Lago Paranoá. “Há riscos na atividade, como a altura. Pode haver fratura, a pessoa pode desfalecer e entrar em pânico”, descreve.

“O fundo do lago é irregular. Em curtas distâncias, há uma grande variação de profundidade. É recomendado evitar o desconhecido. Na maioria dos casos de afogamento, a vítima sabe nadar”, alerta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado