Menu
Brasília

Tecnologia de monitoramento cerebral beneficia recém-nascidos no DF

Arquivo Geral

18/04/2019 19h46

Divulgação

O Hospital Santa Luzia (HSL), da Rede D’Or São Luiz, dispõe de uma tecnologia inédita no Brasil, responsável por prevenir sequelas neurológicas em bebês recém-nascidos, que correm riscos de lesão cerebral devido à asfixia perinatal – falta de oxigenação no cérebro na hora do nascimento -, doenças graves, síndromes, ou devido à prematuridade.

Denominada Neuromonitorização Contínua, a técnica utiliza o Eletroencefalograma de Amplitude Integrada (aEEG) associado a imagens de vídeo, tudo de forma não invasiva. Ela é realizada à beira do leito e permite a monitorização cerebral de caráter contínuo, possibilitando a identificação, em tempo real, de crises convulsivas dentro da UTI Neonatal.

Com a UTI Neonatal Neurológica implantada pela empresa PBSF (Protegendo Cérebros, Salvando Futuros – Protecting Brains & Saving Futures) é possível monitorar e cuidar de bebês com ?risco de crises convulsivas evitando lesões futuras, considerando que a maior parte das crises convulsivas no período neonatal não são detectáveis a olho nu.

No Hospital Santa Luzia, o conceito de UTI Neonatal Neurológica já foi aplicado em 20 pacientes, dos quais seis deles (30%) apresentaram crises convulsivas sem nenhum sintoma clínico visível. Estas crises foram registradas pelo aparelho, analisadas pela equipe da PBSF e, assim, os bebês puderam receber o tratamento de forma precoce, com respostas efetivas.

Ainda associada à monitorização realizada pelo aEEG, o HSL conta ainda com o INVOS (oxímetro cerebral/somático) que é um monitor exclusivo para acompanhar a oxigenação tecidual local. Assim, o cérebro, os rins e o intestino podem ser monitorados, complementando a avaliação usual dos dados vitais, possibilitando tomadas de decisão para que seja feito o melhor tratamento do recém-nascido, especialmente aqueles criticamente enfermos.

A Dra. Adriana Valença de Melo, Coordenadora Médica da Unidade de Neonatologia, ressalta que a utilização das tecnologias tem possibilitado ao Serviço de Neonatologia do HSL oferecer um melhor atendimento. “Temos qualidade e efetividade, determinando melhores prognósticos aos recém-nascidos de alto risco atendidos em nossa unidade”, destaca.

Toda monitorização é analisada remotamente por uma equipe de especialistas em São Paulo, 24 horas, para que, no momento em que ocorra qualquer alteração, seja feito contato com a equipe de Brasília.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado