Menu
Brasília

Tecnologia 4D traz ares tecnológicos à maquete original de Brasília

Arquivo Geral

05/05/2018 8h00

Atualizada 04/05/2018 20h09

Foto: João Stangherlin

Ana Clara Arantes
[email protected]

Criada em 1988 no Rio de Janeiro, a maquete do Plano Piloto foi exibida pelas capitais do Brasil antes de ser exposta permanentemente em Brasília. Trinta anos depois, a miniatura recebe uma novidade: uma projeção que acrescenta informações à estrutura e permite a interação entre o público e aquilo que ele gostaria de ver. O projeto Escala Brasília cria uma experiência em 4D repleta de informações, proporcionando conhecimento sobre a história da capital.

O trabalho estará até domingo (6) no Espaço Lucio Costa, na Praça dos Três Poderes – construído para abrigar a criação original. Na obra em 4D são seis temas, divididos em arquitetura, candangos, escalas, história, superquadras e urbanismo.

A projeção em cima da maquete traz informações sobre a história de Brasília, a arquitetura, as vias e os blocos. Além disso, é possível conhecer a história de cada obra existente na cidade e de cada profissional responsável pelas realizações.

Foto: João Stangherlin

A ideia do projeto surgiu no ano passado, quando completaram-se 30 anos do tombamento de Brasília como patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. Também foram comemorados 60 anos do projeto do Plano Piloto, de Lucio Costa.

“Quando eu soube dessa informação, curioso pelo espaço e conhecedor da maquete, tentei fazer um trabalho de resgate de patrimônio usando arte e tecnologia naquele espaço que estava ‘abandonado’ ”, explica Felipe Brito, idealizador do projeto.

O designer de interação explica que a exposição em 4D funciona a partir da projeção: “É uma quarta camada de informação que não estava prevista no projeto. No original se tem largura, altura e profundidade. A quarta dimensão interfere fisicamente, mas não altera a realidade”, esclarece.

Para ele, o diferencial dessa exposição é a possibilidade de as pessoas interagirem diretamente com a obra.

Foto: João Stangherlin

Turismo cívico

O projeto enaltece o turismo cívico de Brasília. Para Brito, essa é uma questão de extrema relevância: “É importante não somente para quem é de fora, mas para nós mesmos, que estamos em Brasília e às vezes não temos a consciência da história”,diz. Para ele, trata-se de um convite para explorar a própria cidade. A intenção é levar o projeto para outros locais do DF.

Serviço
O projeto Escala Brasília – Maquete 4D tem visitação até dia 6 de maio, das 9h às 18h. O Espaço Lucio Costa fica localizado na Praça dos Três Poderes. A entrada é franca e a classificação é livre.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado