Menu
Brasília

Taguaparque se prepara para Pentecostes

A expectativa é de que tenham um público de 4 milhões de pessoas nos três dias da celebração

Redação Jornal de Brasília

24/05/2019 15h10

Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Nos dias 7, 8 e 9 de junho o Taguaparque recebe mais uma edição do Pentecostes. Esse é o maior evento católico do Distrito Federal. Neste ano a expectativa é que um público de  4 milhões pessoas esteja nos três dias da celebração. Em 2018, foram mais de 3,5 milhões de fiéis.

Com o objetivo de receber melhor o público e oferecer infraestrutura necessária à realização da festa, o Governo do Distrito Federal iniciou uma força-tarefa para preparar o Taguaparque para o evento. A Novacap já fez a poda de 1.185 árvores nas imediações, como Pistão Sul e Norte. Neste sábado (25), as equipes iniciam a roçagem do local. Segundo o coordenador-geral do evento, Wberthyer Costa Araújo, sem a ajuda do GDF, a festa de Pentecostes não aconteceria. “Não teríamos como arcar com todos esses serviços”, destaca.

A manutenção feita pela Novacap inclui pavimentação asfáltica e recuperação da ciclovia e de rampas para acessibilidade e nivelamento, além de limpeza das bocas de lobo. Para a execução dos serviços, são utilizados materiais como massa asfáltica, brita, pó de brita e pedrisco. Nas próximas semanas, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) também coloca seu time em campo para fazer capina, pinturas de meio-fio e remoção de lixo e entulho, instalando ainda pneus ao redor das árvores para protegê-las.

Estrutura

Organizada pelo padre Moacir Anastácio, a festa de Pentecostes em Taguatinga Sul começou em 1999, na Paróquia São Pedro. Em 2000, com o  aumento do número de fiéis, foi preciso transferir o evento para o antigo Pistão Park Show; em seguida, para o Parque Leão, no Recanto das Emas; e, finalmente, para o Taguaparque.

Este ano haverá 13 telões para que os fiéis acompanhem a programação com mais conforto. Serão 2045 voluntários e 900 ministros de toda a Arquidiocese de Brasília. Nove lojas de artigos religiosos, dez praças de alimentação e 900 banheiros químicos também compõem a estrutura do evento.

Este ano foram 2.045 voluntários que se juntam aos 900 ministros da Arquidiocese de Brasília para cuidar da programação da festa.

A celebração

Uma das celebrações mais importantes do calendário cristão, Pentecostes, celebrada 50 dias após o Domingo de Páscoa, comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, sua mãe Maria e outros seguidores. A origem do Pentecostes, porém, é anterior ao nascimento de Cristo.

Há uma antiga festa bíblica com o mesmo nome, relatada no livro do Êxodo e celebrada pelos judeus todos os anos, desde a saída do Egito, realizada na época da colheita de grãos, para agradecer a Deus pelas dádivas da terra. Era uma festa alegre, solene e universal, da qual participavam ricos e pobres, judeus e estrangeiros. Durava sete semanas.

Segundo a Bíblia, após o final do Pentecostes judaico, os discípulos de Jesus estavam no cenáculo – o mesmo onde foi celebrada a Última Ceia – quando, de repente, veio do céu um grande ruído que encheu toda a casa. Apareceram pequenas línguas de fogo, que se dividiram e desceram sobre cada um dos discípulos, que começaram a falar em diferentes línguas.

O apóstolo Pedro explicou que aquilo era obra do Espírito Santo de Deus, em cumprimento às profecias bíblicas. Lembrou que Jesus morreu para livrar a humanidade de seus pecados, e que, para obter a salvação, todos deveriam ser batizados em nome dele. Apenas naquele dia, cerca de três mil pessoas foram batizadas, e o número de novos fiéis da recém-nascida Igreja foi aumentando cada vez mais. Desde então, o Pentecostes ganhou um novo significado para os povos cristãos: a formação de uma única família unida pelo amor em Cristo.

Com informações da Agência Brasília.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado