Menu
Brasília

SOS Saúde realizou 1200 cirurgias em 16 dias

Arquivo Geral

17/01/2019 9h35

Hospital de Base. Foto Myke Sena – Jornal de Brasília

Em 16 dias de atuação da força-tarefa, o programa SOS DF Saúde alcançou a marca de 367 cirurgias eletivas e de urgência, realizadas no Instituto Hospital de Base e no Instituto de Cardiologia. Somado aos 833 procedimentos feitos em outros oito hospitais da rede, já são 1200 em diversas especialidades.

Os dados não incluem os hospitais do Guará (por não ter centro cirúrgico), além de Gama e Santa Maria, que ainda concluem o levantamento de pacientes que estão aptos para cirurgias e aqueles que precisam fazer exames pré-operatórios.

A unidade da rede com o maior número de cirurgias neste período foi o Hospital Regional de Sobradinho, com 198, sendo a maior parte delas eletivas (104). O Hospital Regional de Ceilândia vem em seguida, com 121 cirurgias realizadas, incluindo as de urgência e eletivas.

Os hospitais de Planaltina e da Região Leste (HRL- antigo Hospital Regional do Paranoá) também fizeram mais de 100 procedimentos em 15 dias. Referência em cirurgias ortopédicas, o HRL fez 63 procedimentos eletivos, sendo 25 deles ortopédicas, e 48 de urgência. Em Planaltina, o destaque foi para as cirurgias ginecológicas, um total de 46 das 112 realizadas.

Na Região Sudoeste, onde estão os hospitais de Taguatinga e Samambaia, o total de cirurgias foi de 163, sendo 89 no HRT e 74 no HRSam. Em Brazlândia, 37 pacientes foram atendidos e no Hospital Regional da Asa Norte, outros 91.

O levantamento dos dados dos hospitais da rede só foi possível nesta segunda quinzena após a conclusão da nomeação de diretores de área, que puderam organizar os números.

Os esforços para a realização dos procedimentos – disponibilização de recursos humanos, materiais e instalações físicas – foram iniciados já no primeiro dia de governo, quando o governador Ibaneis Rocha anunciou o programa SOS DF, que inclui a Saúde, oficializado em 7 de janeiro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado