Menu
Brasília

Senai-DF oferece 350 vagas em cursos gratuitos

Arquivo Geral

23/01/2019 12h34

Shutterstock

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) lançou 21 turmas de cursos gratuitos com aulas iniciando nos meses de janeiro, fevereiro e março. São 350 vagas para cursos de qualificação, com opções presencial e na modalidade a distância (EaD). As matrículas para alguns deles já começaram e para outros terão início em fevereiro. Para cada curso há datas específicas de inscrição (veja tabela abaixo).

Os interessados podem estudar nas escolas do Senai em Brazlândia, no Gama, no Itapoã, em Sobradinho e em Taguatinga. São 16 cursos de qualificação nas áreas de Automotiva, Construção Civil, Eletroeletrônica, Gestão, Tecnologia da Informação e Telecomunicações. As matrículas devem ser feitas na Central de Atendimento da própria unidade onde o aluno vai realizar o curso, de acordo com período indicado para cada um.

Os cursos de qualificação têm o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho ou de permitir uma recolocação profissional. De curta duração, têm carga horária de 160 a 200 horas-aulas e são ministrados em média, em dois meses de aulas. Passam conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais. Na conclusão, é conferido ao aluno certificado de qualificação profissional.

Na educação a distância, os alunos participam de encontros presenciais ministrados quinzenalmente, aos sábados, na unidade onde se matricularam. Esses encontros representam 20% da carga horária total do curso e a presença do aluno é obrigatória.

Requisitos e documentos

Para os cursos de qualificação, é preciso estar matriculado ou ter concluído a Educação Básica. Para se matricular, é necessário levar cópias e originais de um documento oficial com foto, do CPF, do comprovante de residência e do comprovante de situação escolar (declaração ou certificado e histórico escolar).

No momento da matrícula, o interessado deverá redigir uma autodeclaração de situação de baixa renda. Caso seja menor de 18 anos, deverá estar acompanhado do representante legal com cópias e originais do RG e do CPF. A documentação será de total responsabilidade do candidato e deve ser entregue no ato da matrícula. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada, obedecendo o número de vagas, por opção de curso e turno.

Endereços:

– Senai Brazlândia: Área Especial n° 3 Norte – Parque de Serviços

– Senai Gama: Área Especial, Entrequadras 2 e 8 – Setor Sul

– Senai Itapoã: Quadra 202 – Bairro Del Lago

– Senai Sobradinho: Quadra 13, Área Especial 3, Lotes A/F

– Senai Taguatinga: Área Especial nº 2 – Setor C Norte

Para outras informações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente do Sistema Fibra pelo telefone (61) 4042-6565.

Gratuidade

O Programa Senai de Gratuidade Regimental destina vagas a pessoas de baixa renda matriculadas na educação básica ou que tenham concluído o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. Obedece ao Decreto nº 6.635/2008, que determina que o Senai vincule o valor correspondente a dois terços da receita líquida da contribuição compulsória geral para vagas gratuitas em cursos e programas de educação profissional.

Veja a tabela dos cursos:

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado