Menu
Brasília

Seminário trabalha prevenção do suicídio em escolas

Arquivo Geral

19/11/2018 22h39

Foto: Kléber Lima/Jornal de Brasilia

Ana Lúcia Ferreira
[email protected]

Crianças e adolescentes foram os que mais cometeram suicídio nos últimos anos. No Brasil, as mortes na faixa etária de 10 a 14 anos cresceram 65%. Entre o público com idade entre 15 e 19 anos, o aumento foi de 45%. Os dados são de 2015, cedidos pelo Ministério da Saúde e acendem sinal de alerta entre as famílias e a comunidade escolar.

Para debater o tema, o Centro Universitário Estácio promove no próximo dia 21 de novembro, o I Seminário de Prevenção ao Suicídio e Automutilação na Escola. O objetivo do encontro é discutir a questão de saúde pública que apavora pais e educadores em todo o Distrito Federal, bullying nas escolas. O evento é aberto à comunidade e para participar é necessária a doação de um brinquedo.

No encontro serão discutidos temas como a importância dos cuidados com a saúde mental dos alunos, a orientação de como a família e os professores podem trabalhar a prevenção, além de como entender os motivos e lidar com o fato. O público será orientado a como identificar estudantes em risco e o que não fazer e plano de manejo.

Leia Mais: Suicídio: cresce o número de mortes de crianças e adolescentes

Suicídio: mais de 800 tentativas foram registradas este ano no DF

Procure ajuda

» A depressão é um transtorno comum no mundo todo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem dessa enfermidade. A condição é diferente das flutuações usuais de humor e das respostas emocionais de curta duração aos desafios da vida cotidiana. A longo prazo, pode causar grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar. Na pior das hipóteses, pode levar ao suicídio. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano. Essa é a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos.

No Brasil, há o Centro de Valorização da Vida (CVV). Voluntários realizam apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. O telefone é o 188. Acesse aqui.


 

Serviço
I Seminário de Prevenção ao Suicídio e Automutilação na Escola
Data: 21 de novembro
Hora:  das 8h às 12h
Vagas: 350
Local: Auditório do Centro Universitário Estácio Taguatinga
Inscrição: 1 brinquedo

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado