Menu
Brasília

Sem carros no Setor Comercial Sul: estacionamento é ocupado por atividades educacionais

Arquivo Geral

21/09/2018 17h48

Atividades no Setor Comercial Sul ocorrem até a noite deste sábado (22). Foto: Secretaria de Mobilidade

João Paulo Mariano
[email protected]

Com a intenção de conscientizar a população para o Dia Mundial Sem Carro, comemorado neste sábado (22), uma série de atividades ocorre no Setor Comercial Sul, uma das regiões de maior circulação da Capital. Do início da manhã de hoje até a noite de amanhã, o estacionamento deste setor ficará interditado para carros. Haverá ainda bicicletadas, food trucks e atividades para as crianças durante todo o dia.

Segundo o Secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno, a intenção de adiantar as atividades desse dia para hoje foi porque seria possível conscientizar mais pessoas já que, no sábado, o fluxo por lá é bem menor. “É preciso que haja um uso consciente do automóvel e que as pessoas deem chance para o transporte público”, afirma.

Com um registro, pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF), de mais de 1,7 milhão de veículos nas ruas e constantes reclamações a respeito do transporte público na Capital, realmente, é necessário que algo seja feito. “Acredito que as pessoas comecem a tomar consciência. A cada ano a campanha chama mais atenção”, analisa o secretário de Mobilidade.

Na manhã desta sexta, ocorreu uma bicicletada com a presença de integrantes dos movimentos que disseminam a necessidade de uso de meios de transporte alternativos. Amanhã, todos os que comparecerem ao Setor Comercial Sul poderão utilizar as bicicletas compartilhadas e participar das atividades educativas do Detran-DF.

Menos poluentes

O primeiro país a comemorar esta data foi a França, em 1997. No Brasil, ela começou a ter mais força a partir de 2001. Além de conscientizar a respeito de alternativas para o transporte em carros de passeio, o Dia tem a intenção de diminuir a produção de gás carbônico (CO2), que é um dos principais causadores do efeito estufa.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado