Menu
Brasília

Saúde confirma morte por febre amarela no DF

Colaborador JBr

19/01/2017 19h18

Foto: Agência Brasília

A Secretaria de Saúde confirmou, na tarde desta quinta-feira (19), o primeiro caso de morte por febre amarela no Distrito Federal em 2017. Esta é a primeira morte causada pela doença no DF desde 2009 e, com este caso, 24 mortes já foram confirmadas neste ano no Brasil, sendo 23 em Minas Gerais.

Leia mais

Rede pública de saúde oferece vacinação contra febre amarela

Secretaria de Saúde de MG confirma 23 mortes por febre amarela

A vítima foi um homem de 40 anos, natural de Januário, em Minas Gerais. O homem desembarcou no DF na última segunda-feira (16) e já vinha apresentando sintomas da doença. Segundo a pasta, o homem passou mal assim que chegou de viagem e procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em São Sebastião. Após apresentar crise de convulsões e um quadro de insuficiência hepática, ele foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular, onde veio a óbito na última quarta-feira (18).

O subsecretário de Vigilância à Saúde do DF, Tiago Coelho, informou que o monitoramento dos locais por onde o paciente que morreu passou está sendo realizado. “Estamos acompanhando o caso”, disse.

O DF está na área em que há recomendação para vacina contra febre amarela. Segundo o secretário Humberto Fonseca, a região está bem abastecida do imunizante, tem alta taxa de cobertura vacinal e não registrou casos da doença nos últimos dois anos.

A Secretaria justifica que a contaminação aconteceu em Minas Gerais e pede que a população não entre em desespero. “É muito importante que as pessoas sejam vacinadas. Principalmente quem vai para as regiões onde são registrados mais casos da doença, como Espírito Santo e Minas Gerais”, alertou Humberto Fonseca.

Em 2017 já foram notificados 206 casos suspeitos de febre amarela em 29 cidades de Minas Gerais, entre eles, 45 mortes que ainda precisam de confirmação para o vírus. Municípios do Espírito Santo próximos a Minas Gerais também registraram suspeitas: seis notificações em quatro cidades.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado