Menu
Brasília

Quatro anos de SAMU DF

Arquivo Geral

24/08/2009 0h00

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 DF comemora nesta segunda-feira (24)quatro anos de existência. Lançado em agosto de 2005, fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Governo do Distrito Federal, o SAMU 192 DF tem como finalidade prestar socorro à população do Distrito Federal em casos de emergência, com o objetivo de reduzir a mortalidade, conforme determina a Política Nacional de Atenção às Urgências.


Atualmente, o SAMU conta com aproximadamente 700 servidores, 23 ambulâncias, dois veículos de intervenção rápida e duas motolâncias. No próximo mês, mais uma unidade avançada e um helicóptero serão agregados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do DF. Com essa estrutura, o SAMU realiza em média 4.500 ocorrências por mês com o envio de recursos e outras 10 mil por intermédio do médico regulador por meio do telefone 192.


O diretor da Diretoria de Assistência às Urgências e Emergências, Ayrton de Castro, destacou a importância do trabalho em equipe. “Esse quarto ano representa a concretização de um serviço que há anos foi fundado, se estabeleceu, se qualificou e, hoje, é referência para o País. Isso se deve ao trabalho conjunto de todos os profissionais envolvidos”, relatou. De acordo ainda com o diretor, o SAMU 192 DF foi considerado o melhor do país pela Coordenação Geral de Urgências e Emergências do Ministério da Saúde.


O SAMU do Distrito Federal exerce suas atividades por meio da Central de Regulação de Urgências, que atende pelo telefone 192, e pelos núcleos de apoio pré-hospitalares correspondentes às regiões de saúde do DF.



    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado