Menu
Brasília

Publicação que registrou a construção de Brasília será reeditada pelo Arquivo Público do DF

Arquivo Geral

10/09/2012 13h35

Os 110 anos de nascimento de Juscelino Kubitschek serão lembrados com uma série de eventos organizados pelo Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF), em parceria com a Casa Civil  do Distrito Federal e o Memorial JK. O mais emblemático deles é o lançamento, em fac-símile, da primeira edição da mítica Revista Brasília, publicação mensal da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), que tinha como principal fonte de matérias, o dia a dia da construção de Brasília.

Com textos exaltando a mudança da capital do país para o Planalto Central, notas informativas sobre decisões administrativas do presidente JK e fotos que registravam as primeiras construções do que viria a ser Brasília, entre elas a primeira residência oficial do presidente JK no local – o Palácio de Tábuas – a publicação começou a circular em todo o país em janeiro de 1957.

Pela sua contribuição como registro factual da época e fundamental fonte de pesquisa sobre a fase seminal do surgimento de Brasília, o periódico, que circulou interruptamente ao logo de três anos (Depois outras edições especiais foram publicadas), teve sua importância reconhecida com o tombamento pelo Governo do Distrito Federal, em abril de 2008, por meio da Diretoria de Gestão do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, órgão subordinado à Secretaria de Cultura.

É reconhecendo este valor simbólico e documental da Revista Brasília que o ArPDF se compromete, dentro das celebrações dos 110 anos de nascimento de JK, reeditar 3.000 exemplares que serão distribuídos para as escolas públicas e particulares do DF, órgãos do GDF, do Governo Federal, Câmara Legislativa do Federal e veículos de comunicação.

Chefe do setor de Divulgação da Novacap, Nonato Silva, um dos pioneiros de Brasília à frente da Revista Brasília, será um dos homenageados do evento. “A expectativa é reeditar todos os exemplares esgotados, encadernados, para serem entregues a todas as escolas do DF, como material de pesquisa para os professores e estudantes e professores. E começar uma nova edição a partir do ano que vem”, destaca, Gustavo Chauvet, superintendente do Arquivo Público do Distrito Federal. “Esse resgate é importante porque estamos falando de um periódico que, há 55 anos, é o documento impresso mais importante sobre a construção de Brasília”, enfatiza.

Entre outras atividades do ArPDF que serão desenvolvidas no dia 12 de setembro, no Memorial JK, em celebração à data, está a realização de uma mesa redonda sobre o tema: De Visconde de Porto Seguro a JK. Participam como palestrantes do evento os historiadores Ricardo Magalhães e Elias Manoel da Silva, além do coronel Affonso Heliodoro e o engenheiro Atahualpa Prego.

Após evento, realizado em parceria com as Secretarias de Cultura e de Educação, serão entregues, aos 100 participantes, os certificados do curso: Brasília: 10 Mil Anos de História, evento que foi organizado pelo ArPDF ao longo de seis meses deste ano.

Neta do ex-presidente Juscelino Kubitschek e presidente do Memorial JK, Anna Cristina Kubitschek aproveita a ocasião para fazer o lançamento oficial do site da instituição, além de assinar um acordo de cooperação técnica entre o ArPDF e o Memorial JK para gestão do acervo e restauração das películas do espaço que é o guardião da memória do presidente que inventou Brasília.

Serviço:
Celebração dos 110 anos de nascimento de JK com a reedição de 3 mil exemplares da Revista Brasília e palestra com historiadores e entusiastas de Brasília sobre o tema: De Visconde de Porto Seguro a JK.
Memorial JK, 12 de setembro, a partir das 9h.
Informações: Fone: (61) 3361-1454 ou [email protected]

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado