Menu
Brasília

Protestos de caminhoneiros continuam no DF. Veja os pontos de bloqueio

Arquivo Geral

26/05/2018 10h21

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília

Os protestos de caminhoneiros continuam pelo país mesmo após acordo entre governo e líderes do movimento, e a autorização do presidente Michel Temer de emprego das Forças Armadas para desobstruir estradas. Neste sábado (26), no Distrito Federal, há registros de manifestação na BR-080, BR-060 e BR-020. Na região de Goiás, os protestos ocorrem nas BRs 040 e 050 (detalhes abaixo). As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O governo federal publicou na noite de sexta-feira, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), o Decreto nº 9.382, que autoriza o emprego das Forças Armadas para a Garantia de Lei e da Ordem em ações de desobstrução de vias públicas federais até 4 de junho de 2018.

Leia também: Água e comida: voluntários ajudam caminhoneiros em protestos no DF
Greve dos caminhoneiros: veja as alterações nos ônibus a partir desta sexta (25)
Vídeos. Motoristas e motociclistas se unem em bloqueio na base da Petrobras
Racionamento e hiperinflação ameaçam mercados do DF por desabastecimento

As ações previstas no decreto poderão incluir, a remoção ou a condução de veículos que estiverem obstruindo a via pública; a escolta de veículos que prestem serviços essenciais ou transportem produtos considerados essenciais; a garantia de acesso a locais de produção ou distribuição de produtos considerados essenciais; e as medidas de proteção para infraestrutura considerada crítica.

Balanço da PRF sobre atos nas vias públicas federais

– BR-080, KM 39,4, Distrito Federal: Caminhões encontram-se parados no acostamento dos dois sentidos. Não há previsão de liberação. Tráfego liberado apenas para veículos de passeio, ônibus e cargas perecíveis.

– BR-060, KM 30, Distrito Federal: Os caminhões estão parados no acostamento dos dois sentidos, com uma extensão de aproximadamente 500 metros no sentido decrescente e um pouco menor no sentido crescente. A manifestação é pacífica. Veículos de passeio e de carga com medicamentos e produtos perecíveis não estão sendo impedidos de seguir.

– BR-020, KM 57, Distrito Federal: Caminhões são retidos pelos manifestantes. Tráfego normal para veículos de passeio.

– BR-60, KM 15, Distrito Federal: Aglomeração de caminhões às margens da BR. Veículos pesados estão parados. Trânsito normal para veículos de passeio e ônibus.

– BR-050, KM 97,8, altura de Cristalina (GO): Caminhões encontram-se parados no acostamento dos dois sentidos, por cerca de um quilômetro em cada sentido. A manifestação é pacífica e não há qualquer problema quanto à circulação dos demais veículos, incluindo os de carga com produtos perecíveis.

– BR-040, KM 10, altura de Luziânia (GO): Interdição parcial, com caminhões parados no acostamento dos dois sentidos e sem previsão de liberação. Veículos com cargas hospitalares, remédios e merenda escolar estão sendo liberados pelos manifestantes.

– BR-020, KM 1, altura de Formosa (GO): Interdição parcial e veículos parados no acostamento dos dois sentidos. As filas de caminhões seguem cerca de um quilômetro e meio de extensão em cada sentido. Sem previsão de liberação. Segundo a PRF, alguns motoristas que transportam carga perecível informam que estão sendo impedidos de seguir viagem.

– BR-020, KM 11, altura de Formosa (GO): Há algumas pessoas com pneus e cadeiras bloqueando a rodovia, sem previsão de liberação. Os caminhões encontram-se parados na área do Auto Posto Formosa. Não veículos no acostamento.

– BR-040, KM 95, altura de Cristalina (GO): Cerca de seis caminhões estão parados no acostamento de cada sentido. A manifestação é pacífica e não há qualquer problema quanto à circulação dos demais veículos. Durante a madrugada, houve relatos de caminhoneiros querendo sair do bloqueio e acabavam por impedir a passagens de ônibus.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado