Menu
Brasília

Projeto ajuda trabalhadores presos na retomada de autoestima

Arquivo Geral

06/08/2017 19h00

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Com o objetivo de contribuir com o processo na retomada de autoestima de homens e mulheres que se encontram na prisão, o Projeto Borboleta, da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), atua na distribuição de peças de roupa para detentos (as) do regime semiaberto.

Criada em março para atender mulheres, a proposta foi estendida também para homens. Detentos sem familiares no DF ou que não têm condições para adquirir novas peças e se apresentar de forma apropriada no trabalho são os principais beneficiários das doações. De acordo com a Funap, 200 pessoas já receberam a ajuda.

Segundo o diretor-executivo da Funap, Nery do Brasil, a transformação é essencial para elevar a autoestima dos sentenciados na nova fase e quebrar o estigma das vestes dos presos. “Eles ficam revitalizados, mais confiantes e ganham o estímulo necessário para cumprir as funções profissionais” , afirmou.

Toda pessoa tem direito a cinco peças de roupa, que podem ser escolhidas de acordo com as características e o estilo de cada uma. Qualquer item de vestuário, cosmético e acessório é bem-vindo, mas é fundamental que estejam limpos e em bom estado. No período do inverno, a demanda aumenta por roupas de frio.

Doações são essenciais para manter o projeto
Quem quiser doar deve ir, sem prazo determinado, à sede da Funap, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Trecho 2, Lotes 1835/1845, 1º andar. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (61) 3233-8215.

A Funap gerencia 70 contratos de trabalho com empresas públicas e privadas para inserção da mão de obra carcerária. Por exercerem essas funções, mais de 1,3 mil homens e mulheres recebem remissão de pena — para cada três dias trabalhados, um é abreviado da sentença — e são remunerados por meio da bolsa-ressocialização.

Doação de roupas e acessórios para o Projeto Borboleta
Data: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Local: Funap – Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Trecho 2, Lotes 1835/1845, 1º andar
Informações: (61) 3233-8215

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado