Menu
Brasília

Presença de escorpiões assusta moradores em Ceilândia

Arquivo Geral

15/07/2018 19h00

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasilia.

Matheus Garzon
[email protected]

Olhando para os anos anteriores, os episódios têm se tornado ainda mais recorrentes: houve 25 em 2015, 51 em 2016 e 90 em 2017. A Diretoria de Vigilância Ambiental, no entanto, considera que ainda não há motivo para ligar um alerta e que as aparições eventuais são comuns. Os moradores, por sua vez, demonstram preocupação com a incidência.

Durante os últimos dias, relatos nas redes sociais de moradores da Expansão do Setor O mostraram que é comum o aparecimento desses aracnídeos pelas redondezas. O taxista Eduardo Junior, 27, morador da QNO 17, é um dos que tiveram a casa invadida.

“Ele estava num canto. Tinha uns restos de guarda-roupa no lugar, minha mulher estava limpando e viu. Ela matou e jogou fora”, conta.

Risco a crianças

O caso ocorreu no último dia 5. A principal preocupação de Eduardo é a filha Tânia Alice, de 2 anos. A menina estava brincando perto de onde o escorpião apareceu e isso foi o que o fez tomar providências com relação à casa. “Já comecei a pesquisar algum veneno para passar nos ralos e vou chamar um carroceiro para retirar o entulho daqui”, comenta.

A esposa do Eduardo Junior Gonçalves achou um escorpião em um entulho na sua casa. Preocupado com a filha Tania Alice de 2 anos, o taxista fez uma limpeza no local. Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília.

Susto

Outro residente do Setor O que viu um escorpião em casa é Mauro da Silva, 38, que mora na QNO 16. Segundo ele, na sexta-feira, 6, o aracnídeo apareceu perto do armário da cozinha.
“Não sei de onde veio. Talvez de um ralo no fundo casa, que tem saída para a rua”, imagina o assistente administrativo.

Não é a primeira vez, no entanto, que ele passou por essa situação. Ano passado, o escorpião apareceu no ralo do banheiro. Depois disso ele passou a vedar vários lugares da casa. O que deixa Mauro mais indignado, no entanto, é que não é por falta de cuidado que esses bichos aparecem.
“A gente está sempre limpando. Não tem nada acumulado aqui em casa. Não sei o que pode ser”, protesta.

Biólogo indica possíveis razões

Segundo o biólogo da Diretoria de Vigilância Ambiental Israel Martins, as cidades são propícias para a reprodução dos escorpiões, uma vez que oferecem tanto comida quanto abrigo para eles.

“Eles são muito adaptados a viver perto de nós, pois nos ambientes urbanos há redes de esgoto subterrâneo, para os escorpiões morarem, e baratas, para se alimentarem”, esclarece.

O biólogo analisa ainda que, apesar de a reprodução dos escorpiões acontecer com facilidade durante o ano todo, é mais comum que nas chuvas eles apareçam nas residências. “A água da chuva invade o subterrâneo das cidades e eles acabam procurando outro lugar para ir. Fatalmente podem aparecer em ralos e outros locais com ligação a esgoto.”

Como combater

Martins ressalta que não há veneno que seja eficaz para matar os escorpiões. O melhor jeito de se combater os aracnídeos é criando barreiras físicas, como telas, e não deixar entulho em quintais. “Há de se tomar cuidado, principalmente, com os venenos de spray. Eles deixam o escorpião mais irritado. mais propenso a atacar”, alerta o especialista.

Caso aconteça de ser picado, o biólogo diz o que deve ser feito. “Além de tranquilizar a pessoa, lavar o local com água e sabão, fazer compressa e levar para uma unidade de saúde. Lá, será aplicado o soro anti-escorpiônico para evitar os piores efeitos de uma picada, que pode levar à morte”, aconselha.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado